SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CERIMÔNIAS DO BATISMO (continuação)

   c - Unção com o óleo dos catecúmenos. O sacerdote traça, no peito e entre as espáduas, uma cruz, com óleo para tal fim preparado e benzido pelo Bispo na Quinta-feira Santa, para mostrar que o futuro católico se há de revestir de mansidão ( o azeito abranda) e deverá praticar as obras de misericórdia; significa também que o Espírito Santo desce para iluminar e fortalecer (o azeite serve para alumiar e alimentar).

   d - PROFISSÃO DE FÉ. O sacerdote depõe a estola roxa e, em sinal de alegria, coloca a estola branca; interroga, outra vez, o batizando que responde pela voz dos padrinhos:
          - Fulano, crês em Deus Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da terra?
          - Creio.
          - Crês em Jesus Cristo, seu Filho único, Nosso Senhor, que nasceu e morreu por nós?
          - Creio.
          - Crês também no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna?
           - Creio.
           - Fulano, queres ser batizado?
           - Quero.

   e - Depois desta resposta, o sacerdote administra o Batismo, derramando, três vezes, água batismal, benzida especialmente na Vigília de Páscoa, sobre a cabeça da criança, pronunciando a fórmula.

   3ª) Cerimônias depois do Batismo.
   a) Unção com o óleo do crisma. O padre faz uma unção em forma de cruz por cima da cabeça do batizado, com o Santo Crisma, mistura de óleo de oliveira e bálsamo, benzido pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Quer dizer que o católico é consagrado a Deus, como os reis e os sacerdotes e, outrora, os profetas. Recorda-lhe que ele é ungido (Cristo significa: o Ungido) com a dignidade real: é filho do Rei do Céu.

   b - A imposição da túnica ou toalha branca. Esta simboliza a inocência e a pureza da alma do recém-batizado.

   c - A vela acesa simboliza a fé vivificada pela caridade que se manifesta por meio de boas obras. Essa é a luz que Nosso Senhor manda que façamos brilhar diante dos homens, para que estes glorifiquem o Pai que está nos céus. Essa é a candeia que deve estar acesa no dia em que Ele vier chamar-nos para o seu Reino.

   Para remate destas explicações sobre o Batismo, transcrevamos a belíssima inscrição que o Papa Sixto III mandou colocar no batistério de São João de Latrão: "Aqui nasce, de semente fecunda, a raça votada aos céus, que o Espírito produz das férteis águas. Pecador, mergulha, que te deves purificar na fonte sagrada! A água receberá o velho homem e fará sair o novo. Nada mais separa os que renascem: congrega-os a fonte única, o espírito único, a única fé. Com parto virginal, a Madre Igreja da à luz, pela água, a prole que concebeu do sopro divino. Oprimido já pelo pecado de origem, já pelo pecado próprio, se queres ser inocente, purifica-te por esta ablução; aqui está a fonte da vida que lava o universo; ela brota da chaga de Cristo. Os que nasceram uma só vez, a vida beatífica não os acolhe; mas, renascidos por esta fonte, esperai o Reino dos céus. Nem  o número, nem a qualidade de seus crimes, amedronte quem quer que seja: Santo será o que nascer desta linfa".
   "UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ BATISMO" (Ef. IV, 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário