SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 24 de agosto de 2014

CERIMÔNIAS DO BATISMO

  Os ritos e cerimônias são imagens e sinais daquilo que se opera nos Sacramentos. Além disso, são venráveis pela sua antigüidade. Pelas cerimônias, a administração de um Sacramento se reveste de maior respeito e santidade. Põem quase à vista os admiráveis efeitos que nele se ocultam.
   Podemos dividir as cerimônias do Batismo em três partes: 1ª) As que precedem o Batismo e se realizam antes de chegar à pia batismal; 2ª) as que se realizam junto da pia; 3ª) as que vêm depois da administração do Sacramento.
   1ª) a- O batizando é conduzido pelos padrinhos à entrada da Igreja, onde o ministro faz umas perguntas, a que os padrinhos, em nome dos afilhados, respondem:
          - Fulano, que pedes à Igreja de Deus? - A fé.
          - Que te alcança a Fé? - A vida eterna.
   Segue uma exposição resumida feita pelo sacerdote sobre os principais pontos da doutrina: "Se queres entrar na vida eterna, observa os mandamentos: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente, e a teu próximo como a ti mesmo".
  
   b - O sacerdote sopra de leve três vezes no rosto da criança, dizendo que o Espírito Santo Paráclito entre naquela alma. O sopro significa esta ação misteriosa do Espírito Santo.

   c - Depois, traça-lhe na testa e no coração o sinal da Cruz, que é o sinal do cristão, para lembrar que é a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos redime e salva.

   d - Em seguida vem a imposição da mão direita sobre a cabeça da criança, querendo dizer que a Igreja dela toma posse, em nome de Jesus Cristo.

   e - O sal bento que se deposita na boca do batizando é símbolo da pureza ( a prática da doutrina o livrará da corrupção do pecado) e da sabedoria (o cristão deve ter o gosto pelas boas obras).

   f - A seguir. vêm os exorcismos que são fórmulas e orações para rebater e anular a força que o demônio teve nas pessoas de Adão e Eva, atingindo, em conseqüência, todos os seus descendentes.

   g - Logo após, o sacerdote impõe a estola roxa, símbolo de sua autoridade sacerdotal, sobre a criança e convida-a para entrar no templo de Deus. Os padrinhos rezam, então, em nome do afilhado, o símbolo da Fé: o CREDO, e a oração que Jesus nos ensinou: o PAI-NOSSO.

   2ª) a -  Após um novo exorcismo, o sacerdote umedece o polegar com a própria saliva e toca nos ouvidos e nas narinas da criança, dizendo: "Éfeta! isto é: "Abre-te!" É a repetição do gesto de Nosso Senhor ao curar um surdo-mudo (S.Marc. VII, 31-35) e um cego ( S. Marc. VIII, 22-26). Esta cerimônia recorda que os sentidos do cristão devem estar sempre abertos às impressões celestes.

   b - PROMESSAS DO BATISMO. Em termos precisos, faz o sacerdote três perguntas ao batizando:
          - Renuncias a Satanás?  -  Renuncio.
          - E a todas as suas obras? - Renuncio.
          - E a todas as suas seduções? - Renuncio.
   Quem quer, pois, alistar-se nas fileiras de Cristo, deve antes de tudo prestar o santo e inviolável compromisso de que há de renunciar ao demônio, ao mundo, às vaidades, aos pecados, e que não deixará de odiá-los como seus mais terríveis inimigos. As promessas do Batismo significam : renúncia a Satanás e adesão incondicional a Jesus Cristo.
   "NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES".
                                                                                          (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário