SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A SANTÍSSIMA EUCARISTIA: EFEITOS E MINISTRO

   Os principais efeitos que a Comunhão produz em nós são estes:
   1º - EFEITOS NA ALMA: a) Conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça santificante. Dá-nos, portanto, a graça santificante segunda.
                                                 b) Transforma-nos em Jesus Cristo e faz-nos viver de Sua vida, levando-nos a proceder de conformidade com seus desejos. A Eucaristia é o pão da vida, o alimento da alma. Realiza na vida espiritual o que o alimento material realiza na vida corporal. Sustenta e desenvolve a vida da alma. Longe de transformar o alimento em nossa substância, o contrário é que se dá: somos por ele divinizados. A Eucaristia nos dá o fervor da caridade, pelo qual a alma se transforma em Jesus Cristo, na adesão cada vez maior a Ele, na generosidade em evitar o que Lhe desagrada e procurar sempre mais o que Lhe agrada. "Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue, permanece em Mim e Eu nele". - Estreitam-se os laços da caridade cristã entre os que participam do mesmo banquete divino.
   Ainda mais. O alimento da Eucaristia dá novas forças à alma, faz com que o espírito se deixe atrair cada vez mais pelo gozo das coisas divinas. Com fundamento pode ser comparado ao  MANÁ, no qual se experimentava a suavidade de todos os sabores.
                                                 c) A Eucaristia apaga os pecados veniais. Sendo memorial da Paixão do Senhor, Ela nos aplica os frutos da Redenção. O pecado venial tira a pujança da graça. A Eucaristia reforça o fervor. Portanto, o que a alma perde com as pequenas faltas, a Eucaristia restitui destruindo os pecados veniais.
                                                 d) Preserva-nos do pecado mortal: porque nos torna capazes de lutar contra os ataques do demônio e das paixões até alcançarmos a vitória.

   2º - EFEITOS NO CORPO: a) Moderação da concupiscência. A Sagrada Comunhão refreia e modera a concupiscência da carne, aquela inclinação que temos para o pecado, proveniente das nossas faltas passadas. A Comunhão nos conduz ao domínio do espírito sobre a carne, da virtude sobre o pecado.
                                                b) Além de ser, para a alma, penhor de imortalidade gloriosa, a Eucaristia é, para o corpo, segurança da ressurreição futura. "O que come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue - diz Nosso Senhor - tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia". A vida eterna não é senão a continuação e o remate da vida da graça. Ora, nenhum Sacramento é mais eficaz do que a Eucaristia, para conservar e desenvolver em nós a graça santificante. Logo, ela é, acima da todos, a garantia da nossa eterna salvação.

MINISTRO DA EUCARISTIA
   Devemos distinguir o MINISTRO QUE CONSAGRA no Santo Sacrifício da Missa, e o MINISTRO QUE DISTRIBUI A COMUNHÃO. Do primeiro, falaremos mais tarde. Trataremos aqui do que distribui a Eucaristia.
   A - O ministro ORDINÁRIO da Comunhão é só o padre.
   B - O ministro EXTRAORDINÁRIO  da Comunhão é o diácono, que pode distribuí-la desde que tenha licença do Bispo ou do vigário da Paróquia. (Estamos falando da Liturgia Tradicional, que é a que seguimos na Administração Apostólica, aprovada pelo Santo Padre).

   QUE É COMUNGAR?
   R. Comungar é receber Nosso Senhor Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário