SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 2 de outubro de 2011

QUESTÕES GERAIS SOBRE OS SACRAMENTOS

   Sete são os sacramentos. SUJEITOS: são os que os recebem (os homens). MINISTROS: os que os conferem. ELEMENTOS que os constituem: matéria e forma.
   POR QUE SÃO SETE? 1º - Porque Deus assim o quis. Soberano Senhor e dispensador de seus dons, só a Ele cabe regular sua distribuição e fixar a medida que convém a seus desígnios. 2º - Porque este número de sete sacramentos corresponde maravilhosamente às diversas necessidades da alma diversificadas com a idade, a situação e as circunstâncias. Podemos mostrar isto, fazendo uma comparação entre a vida natural e a sobrenatural. Para viver, conservar-se, levar vida útil a si mesmo e a sociedade, precisa o homem de sete coisas:
VIDA NATURAL                                                   VIDA SOBRENATURAL  
   Nascer................................................................................  Batismo
   Crescer...............................................................................  Crisma
   Nutrir-se.............................................................................  Eucaristia
   Curar-se quando adoece.....................................................  Confissão
   Recuperar as forças perdidas...............................................  Extrema-Unção
   Ser guiado na vida pública por chefes revestidos
    de poder e autoridade.........................................................  Ordem
   Conservar-se a si mesmo e ao gênero humano pela
   legítima propagação da espécie............................................   Matrimônio

   Os sacramentos MAIS NECESSÁRIOS  para a salvação: para todos - é o BATISMO; para os que cometeram pecado mortal após o Batismo: a CONFISSÃO.
   O MAIOR, MAIS EXCELENTE E MAIS PRECIOSO dos sacramentos é a EUCARISTIA, porque não só contém a graça, mas também o autor da graça e dos Sacramentos que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

   Há  TRÊS (3) Sacramentos que se recebem UMA SÓ VEZ: o BATISMO, a CRISMA e a ORDEM, porque estes Sacramentos imprimem caráter.
   O CARÁTER, nestes sacramentos, é um sinal espiritual que nunca mais se apaga. Fica eternamente gravado na alma: para sua alegria, se se salvar; para sua vergonha e tormento, se se condenar.
   Este caráter indelével consiste numa união especial com Jesus Cristo e numa consagração aos atos do culto cristão. O caráter do Batismo nos marca como filhos de Deus e membros de Jesus Cristo; o da Crisma, como seus soldados; o da Ordem, como seus ministros.

   DIFERENÇA ENTRE GRAÇA E CARÁTER. Ambos são efeitos dos sacramentos, mas não se identificam. a) O caráter é inamissível, isto é, não se pode perder. A graça, como vimos, perde-se com o pecado mortal.
   b) O caráter, por si só, não santifica. Só a graça torna agradável a Deus. O caráter é sempre produzido; a graça é conferida na medida das disposições de quem recebe os Sacramentos.
   c) A graça é efeito comum a todos os sacramentos; o caráter é privativo de três sacramentos: Batismo; Crsima e Ordem, como vimos acima.

   Ainda que o MINISTRO do Sacramento seja INDIGNO, as graças do Espírito Santo são produzidas pelo Sacramento, pois este tira sua eficácia dos merecimentos de JESUS CRISTO, e não dos do ministro. O ministro não é mais que o instrumento de Jesus Cristo.

   DISPOSIÇÕES: Os adultos, para alcançarem a graça dos Sacramentos, devem preparar-se convenientemente para os receber: preparar-se para o Batismo e para a Confissão por séria emenda de vida, e para os outros Sacramentos purificando-se de todo o pecado mortal. QUEM RECEBE UMA SACRAMENTO INDIGNAMENTE COMETE UM SACRILÉGIO.