SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 31 de outubro de 2015

CONFISSÃO: O PROPÓSITO

   Em que consiste o propósito? O propósito consiste numa vontade firme e decidida de nunca mais pecar e de empregar todos os meios necessários para evitar o pecado.

   1 - Qualidades de um bom propósito. O propósito para ser bom deve ser: 
   a) UNIVERSAL: quer dizer que o propósito deve abranger todos os pecados mortais com a vontade de os evitar;
   2 - FIRME E EFICAZ:  entende-se que é necessário ter vontade decidida a não cometer, por motivo nenhum, o pecado mortal, e empregar todos os meios de evitar os pecados, fugindo das ocasiões perigosas, combatendo os maus hábitos, etc.
   Por maus hábitos entende-se a facilidade e forte inclinação que se experimenta de cair em certos pecados a que estamos acostumados. Para corrigi-los é preciso estar vigilante, fazer muita oração, frequentar a confissão e a comunhão e por em prática os meios e os remédios que nos propõe o confessor.
   Ocasiões perigosas de pecar são quaisquer circunstâncias que de sua natureza ou por fragilidade nossa, nos induzem e excitam a cometer o pecado.

   Um dia, Jesus foi ao Templo de Jerusalém e veio muito povo para ouvir a pregação. Jesus sentou-se a ensinar. Vieram uns fariseus, trazendo uma pobre mulher. Os fariseus disseram: Senhor, nós encontramos esta mulher a cometer adultério. A lei de Moisés manda apedrejar aqueles que cometem tal pecado. Que dizeis vós? Os fariseus perguntaram isto, para depois poder falar contra o Senhor. Jesus a princípio não respondeu nada. Virou-lhes as costas e escreveu no chão. Esta mulher tinha cometido um pecado muito grave, mas estava arrependida por medo dos castigos de Deus e não se desculpava, confessando assim o seu pecado a Jesus. A mulher tinha vontade de não pecar mais. Estes fariseus tinham cometido o mesmo pecado e talvez com mais gravidade. Jesus lhes tinha dito isto uma vez. Mas eles não tinham arrependimento, nem confessavam o seu pecado; até diziam que não tinham pecado nenhum. Os fariseus não tinham vontade de deixar de pecar: até neste momento estavam pecando, pois queriam contradizer e caluniar Jesus. Nosso Senhor via tudo isto no coração perverso destes homens. Por isso lhes virou as costas e não respondeu. Mas eles continuaram a perguntar se a deviam matar ou não. Então Jesus respondeu: "Aquele entre vós que não tem pecado atire a primeira pedra". Os fariseus ficaram com medo que Jesus contasse os seus pecados a todo o povo, e retiraram-se um após outro. E Jesus ficou no meio do povo, só com a pecadora. Então o Senhor perguntou-lhe: "Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?" - "Ninguém, Senhor" - respondeu ela, tremendo de medo: pois compreendia que Jesus não tinha pecado e receava que Ele lhe atirasse a primeira pedra. Mas o Salvador disse: "Eu também não te condenarei. Vai e não peques mais."
   "E não peques mais", disse o Senhor. Era esta a condição para não ser condenada: devia ter a vontade séria de não pecar mais. A todos os que se vão confessar, o misericordiosíssimo Salvador dá o perdão, mas com a condição de não querer mais pecar.
   Para formar o propósito servem as mesmas considerações que para a contrição, isto é, as considerações dos motivos que temos para temer a justiça de Deus e para amar sua infinita bondade. 

   No ato de contrição dizemos: "... e proponho firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça. emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender".

Nenhum comentário:

Postar um comentário