SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sábado, 3 de setembro de 2016

O SACRAMENTO DA ORDEM

   I - DEFINIÇÃO: Ordem é um sacramento que dá o poder de desempenhar as funções eclesiásticas e a graça de o fazer santamente.
   A Ordem é um sacramento que confere: a) o PODER de desempenhar as funções eclesiásticas, isto é, celebrar o Santo Sacrifício da Missa, administrar os Sacramentos e pregar a Palavra de Deus. O fim da Ordem não é como o dos outros Sacramentos. Os cinco primeiros têm por fim a santificação individual. A Ordem é para benefício espiritual da comunidade. Por meio deste Sacramento, o Padre torna-se medianeiro entre Deus e os homens. Cabe-lhe duplo encargo: de um lado, em nome da sociedade que representa, tem de prestar a Deus o devido culto; de outro lado, é obrigado a comunicar aos homens  - por meio dos sacramentos - as graças que Deus lhes destina, e a ensinar a doutrina cristã, o que é preciso crer e praticar. 
                                                                  b) Este Sacramento confere também a graça de desempenhar santamente as funções eclesiásticas. São tão sublimes as funções do padre, e muito particularmente a de consagrar e oferecer o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, são funções tão santas que exigem socorro especial. 

   II - HIERARQUIA DE ORDEM E HIERARQUIA DE JURISDIÇÃO.
   (hierarquia quer dizer: ordem e subordinação dos poderes eclesiásticos).
   A) HIERARQUIA DE ORDEM:
   O sacerdócio é um verdadeiro sacramento que se apresenta de forma especial. Consta de vários graus que têm o mesmo nome: ORDENS, e se encaminham todos para a dignidade suprema do sacerdócio. Estes graus ou ordens são sete, agrupados em duas classes: ordens menores e ordens maiores. 
   TONSURA: Não é ordem especial. É uma cerimônia eclesiástica preparatória para as ordens. O tonsurado passa a ser CLÉRIGO (que vem de clero: partilha ou quinhão): ele toma a Deus por dote e herança. Renuncia ao mundo e entrega-se ao serviço de Deus. Usa os trajes eclesiásticos, indicando sua separação do mundo. Nas cerimônias da Igreja usa sobrepeliz , símbolo da pureza.
   ORDENS MENORES: São quatro: OSTIÁRIO, toma conta das chaves e da porta do templo; LEITOR, lê a Sagrada Escritura na Igreja e ensina a doutrina; EXORCISTA: recebe a faculdade de expulsar os demônios; ACÓLITO: levar as velas acesas na Missa e preparar o pão e o vinho para o Santo Sacrifício.
   ORDENS MAIORES ou SACRAS: denominam-se maiores, por causa da sua importância; sacras, porque consagram de modo definitivo aos serviço de Deus a pessoa que as recebe. São três: O SUBDIACONATO: o subdiácono ajuda o diácono no altar. Prepara o cálice e a patena. Coloca água no vinho destinado ao Sacrifício. Lê a Epístola. Lava os panos consagrados. Compromete-se a rezar o breviário e a guardar sempre a castidade.
   O DIACONATO: esta ordem confere o poder de assistir ao padre no altar, cantar o Evangelho nas Misas Solenes, distribuir a comunhão, em caso de necessidade. Fazer encomendação; administrar o batismo solene, com licença do Bispo ou do Pároco. Pregar, com autorização do Bispo.
   O SACERDÓCIO ou PRESBITERATO: confere o poder de oferecer o Sacrifício da Missa e de administrar todos os sacramentos, menos os da Crisma e da Ordem.
   O EPISCOPADO: é o grau mais elevado da hierarquia de ordem. O bispo recebe a plenitude do sacerdócio; tem poder de administrar todos os sacramentos e de reger a porção da Igreja confiada à sua jurisdição.

   B) HIERARQUIA DE JURISDIÇÃO: 
   É independente da hierarquia de ordem. Esta é sempre comunicada pela ordenação, aquela provém da vontade do superior. A jurisdição resulta da Missão que Jesus Cristo confiou aos Apóstolos e a seus sucessores, de governar a Igreja. Em primeiro lugar, nesta hierarquia, está o PAPA: tem jurisdição sobre todos os fiéis e todos os pastores; a seguir os BISPOS: têm poder de governar suas respectivas dioceses, sob a autoridade do Papa.
   Para administração válida dos sacramentos, basta o poder de Ordem, menos para o sacramento da Confissão. Quanto à liceidade da administração, a jurisdição é sempre requerida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário