SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Explicação mais ampla do 3º Mandamento da Lei de Deus (parte positiva)

  P. - Que é que nos ordena o terceiro Mandamento santificar os domingos e festas de guarda?
  R. - O terceiro Mandamento ordena-nos que honremos a Deus nos domingos e festas de guarda, com atos de culto externo, dos quais para os cristãos o essencial é a Santa Missa. 

  Explicação: 1º - Temos o dever natural de honrar a Deus, porque é nosso Criador e nosso último fim. Daí este mandamento é da Lei natural, em sua parte substancial, isto é, enquanto manda o culto público de Deus. Este dever de culto precedia a qualquer lei positiva. Por isso vemos já os filhos de Adão e Eva oferecendo sacrifícios a Deus.  O terceiro artigo do Decálogo vinha apenas fixar a época em que o homem teria que prestar este culto, e o tempo que a isso consagraria. Com este mandamento, pois,  o próprio Deus no A. T. determina, em particular, o modo e tempo, com que o homem  O deve adorar e reconhecer  como verdadeiro Deus. E, no Novo Testamento, a Igreja, no seu primeiro mandamento determina como devemos honrá-Lo nos dias de festa com os atos de culto externo, dos quais para os cristãos o essencial é a Santa Missa. Na Antiga Lei, eram os sábados e outros dias particularmente solenes para o povo judeu; mas na Nova Lei, são os domingos e outras festividades estabelecidas pela Igreja. Neste sentido, ou seja enquanto determina o modo e o tempo de satisfazer este dever de culto, este mandamento pertence a lei positiva.  Veremos isto melhor quando tratarmos dos Mandamentos da Igreja. 
  Para melhor nos imprimir no espírito este dever, Deus, conforme o relato da criação, mostrou-se-nos como um operário, que trabalhou seis dias e repousou no sétimo e o abençoou. Por isso, a exemplo seu, também nós, depois de seis dias de trabalho, devemos santificar o sétimo. Deus, Nosso Senhor, deu uma importância particular a este mandamento. Com efeito enquanto intimou simplesmente os outros mandamentos com as palavras: farás ou não farás isto e aquilo; para este terceiro empregou as graves palavras: Lembra-te de... como se dissesse: considera bem, presta atenção. Esta importância particular confirmou-a ainda o Senhor com a minuciosa explicação que Ele próprio deu (Conf. Êx. XX, 9 e 10). 
   2º - Nos dias de festa de guarda: São dias de festa para os cristãos, primeiro que tudo, os domingos. A Igreja, em memória da Ressurreição de Jesus Cristo e da descida do Espírito Santo (Pentecostes) que se deram num domingo, mudou a festa do sábado para a do domingo. Além disso, acrescentou alguns outros dias de festa em memória dos mistérios principais de Jesus Cristo e de Maria Virgem e em honra dos Santos. No Brasil, atualmente, os dias de festa ou dias santos de guarda são: o Santo Natal de Nosso Senhor, a oitava do Natal, isto é, Primeiro de Janeiro, Corpus Christi e Imaculada Conceição ( nos Municípios em que 8 de dezembro é feriado). Segundo o cânon 1246 § 2, foram transferidas para os domingos, as seguintes festas: Epifania, Ascensão, Assunção de Nossa Senhora, São Pedro e São Paulo, Todos os Santos. O Breviário é o do dia da festa em curso; e a Santa Missa é a da festa, no domingo. A festa de São José não é mais dia santo: portanto não obriga sob preceito. 

   3º - Nos dias de festa devemos honrar a Deus com atos de culto externo, dos quais, para os cristãos, o essencial é a Santa Missa: Deus, tendo reservado um dia especial para o seu culto, quis que este fosse externo. Convém que o culto seja externo: a) Porque estamos sujeitos a Deus em todo o nosso ser, alma e corpo, e por isso devemos honrar a Deus, não só com a alma, mas também com o corpo. Seria bom filho o que quisesse amar e honrar os pais só com o coração e não também com a palavra e com as obras? Os que pretendem honrar a Deus sem culto externo, mas só com o interno, não querem honrá-Lo de nenhum modo; e, de fato, não o honram, nem externa, nem internamente, digam o que disserem com as palavras. Na verdade nunca pode faltar o culto interno, e é dele que emana o culto externo. O culto externo demonstra o interno. Disse Nosso Senhor Jesus Cristo: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para  que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus" (S. Mat. V, 16). Por exemplo, quanto edifica uma família que sempre está presente participando da Santa Missa nos domingos e dias santos de guarda! b) Justamente a outra razão é dar o bom exemplo: Em geral, os homens imitam mais do que obedecem. Por isso, Deus deseja que quem O ama e serve dê ao próximo o bom exemplo no cumprimento dos mais graves deveres, que são precisamente os que temos para com Ele. c) Porque, de outro modo, se perde o espírito religioso. O ato externo avigora os sentimentos da alma, de forma que, se se omitem os atos externos, enfraquecem-se também os sentimentos internos. A alma realiza as suas principais operações por meio do corpo; por meio dele ainda não só manifesta, mas torna mais fortes os seus sentimentos.
  Para os cristãos o ato essencial do culto é a Santa Missa, a que devem assistir (participar) todos os domingos e dias santos de guarda, que nós chamamos também festas de preceito.
   Mas, além da Santa Missa, que é o essencial, o bom cristão costuma santificar  as festas também:  assistindo ou estudando o catecismo; ouvindo as pregações, assistindo aos ofícios divinos; recebendo com frequência  e com devidas disposições, os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia; dando-se mais à oração e às obras de caridade cristã para com o próximo, especialmente para com os doentes, pobres, aflitos e idosos.

   O primeiro mandamento da Igreja, como veremos depois, determina e especifica a Lei do Senhor: "Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm obrigação de participar da Santa Missa. Atualmente, segundo o cânon 1248, satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior.
   A Santa Missa do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Missa nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor, segundo o cânon 1245. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário