SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Explicação mais ampla do 3º Mandamento da Lei de Deus (parte negativa)

  P. - O que é que nos proíbe o terceiro Mandamento?
  R. - O terceiro Mandamento proíbe-nos os trabalhos servis, nos domingos e festas de guarda e qualquer oba que nos impeça o culto de Deus, nestes dias de preceito. 
  Explicação: Chamam-se trabalhos servis os trabalhos manuais próprios dos artífices e dos operários. Chamam-se trabalhos manuais, porque neles tem parte mais o corpo do que o espírito, como os que ordinariamente são próprios dos servidores, dos operários e dos artífices. 
   Estes trabalhos servis são proibidos nos dias de festa. Logo, todo aquele que, sem necessidade grave, emprega grande parte de tempo a executá-los, peca gravemente contra o terceiro Mandamento. Mas, peca apenas venialmente se o trabalho dura pouco tempo. 

 P. - Direis: nunca são permitidos os trabalhos servis nos dias santos? 
 R. - Nos dias santos (domingos e festas de guarda) são permitidos aqueles trabalhos que são necessários à vida, ou ao serviço de Deus, e os que se fazem por uma causa grave, pedindo licença, se for possível, ao próprio pároco. 
  Explicação: Quando se consegue dispensa do pároco para se fazer algum trabalho servil em dias santos, deve-se ter sempre o cuidado de evitar o escândalo. 
  Uma causa grave que dispensa deste preceito é, por exemplo, o fato de se não poder abandonar um emprego senão com grave incômodo, como seria, ter dificuldade de conseguir logo outro emprego gerando assim obstáculo para sustento próprio e/ou da família. Mesmo assim, sendo possível, deve-se pedir dispensa ao pároco. Por exemplo, alguém que trabalha numa loja e o seu patrão obriga-o a trabalhar no domingo ou em algum dia santo de guarda. Se não for trabalhar, perde o emprego. Então pede dispensa ao pároco até que for possível arranjar emprego em outro lugar. Para evitar o escândalo deve explicar para os outros o motivo de seu agir, e dizer que obteve dispensa do pároco até arranjar outro local de trabalho. 

 Nos dias de festa, procurai evitar todo o divertimento perigoso. Por que os dias de festa são também para  a gente repousar das fadigas, é claro que não é proibido entregar-se a divertimentos honestos. Por outro lado é preciso estarmos sempre lembrados de que o repouso destes dias de festa é dado para descanso do corpo, para proveito da alma, mas, especialmente, para que melhor possamos honrar e servir a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário