SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Provando a Tese do Poder de Jurisdição do Romano Pontífice

   O Romano Pontífice tem em toda Igreja um poder de jurisdição pleno e supremo, verdadeiramente episcopal ordinário e imediato sobre todos os bispos e fiéis, não só tomados separadamente cada um em particular,  mas também todos conjuntamente, e mesmo nas coisas que se referem à disciplina. 

     Argumentos probativos: - a) A Jurisdição do Romano Pontífice é plena e suprema: Profissão de Fé de Miguel Paleólogo diz que o Sumo Pontífice: "Possui o supremo e pleno primado e principado sobre toda a Igreja católica". O mesmo ensina o Concílio de Florença e o Papa Pio VI. O Concílio Vaticano I definiu: "Se, pois, alguém disser que ao Romano Pontífice cabe apenas o ofício de inspeção ou direção, mas não o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda a Igreja, não só nas coisas referentes à fé e aos costumes, mas também nas que se referem à disciplina e ao governo da Igreja, espalhada por todo o mundo; ou disser que ele só goza da parte principal deste supremo poder, e não de toda a sua plenitude... seja excomungado". 

   b) A Jurisdição do Romano Pontífice é ordinária e imediata: O Concílio Vaticano I diz: "Se alguém disser que este seu(do Romano Pontífice) poder não é ordinário e imediato, quer sobre todas e cada uma das igrejas, quer sobre todos e cada um dos pastores e fiéis - seja excomungado". Por esta razão os cânones 218, 219  do C.D. C. (1917) rezam: "Este poder é verdadeiramente episcopal, ordinário e imediato não só sobre todas e cada uma das igrejas, como sobre todos e cada um dos Pastores, e independente de qualquer autoridade humana" (c. 218 § 2); "O Romano Pontífice, legitimamente eleito, e tão logo for aceita a eleição, recebe por direito divino a plenitude da jurisdição suprema" (c. 219). 
   Assim sendo, nunca poderá haver apelação nem recurso contra uma sentença ou decreto do Romano Pontífice. Nem mesmo poder-se-á apelar para a autoridade de um Concílio Ecumênico, como se esta autoridade fosse maior do que a do Sumo Pontífice. Ele é, pois, o Superior ordinário de todas as dioceses e igrejas. 
    Pelo cânon 218 § 2 acima citado, já ficou demonstrado que o poder de Jurisdição do Romano Pontífice é verdadeiramente episcopal, ordinário e imediato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário