SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 29 de julho de 2014

O APOSTOLADO DA MULHER CATÓLICA - ( 1 )

   Excertos da Alocução de Pio XII "SOBRE O APOSTOLADO DA MULHER CATÓLICA". (1957).

   I. O Apostolado da Verdade.  

   Relação da mulher para com Deus.

  7. A verdade mais desconhecida dos homens hoje em dia, ao menos nas atitudes correntes destes, e no entanto a mais fundamental para vós, [falando à cerca de  700 mulheres participantes do XIV Congresso Internacional da União Mundial das Organizações Católicas Femininas] é a relação da mulher para com Deus. A mulher vem de Deus; deve-lhe a sua existência, as características do seu ser, da sua tarefa terrena, e o destino eterno que coroará o fiel cumprimento da sua missão. Esta verdade, que já a razão faz conhecer, adquire à luz da fé o seu pleno significado e uma certeza absoluta que vos prestará um apoio indispensável quando estiverdes expostas ao fluxo e refluxo das ideias, que o romance, o cinema, o teatro difundem incessantemente nas massas, e que lhes dão da mulher uma concepção profundamente viciada. 

   8. Conheceis suficientemente o ensino da fé católica sobre a origem do homem e da mulher, para que seja necessário expormo-lo por miúdo. Deus criou-os ambos à sua imagem e semelhança, quer dizer, como seres capazes também de se perpetuar, de dominar a criação e de utilizá-la para o seu bem próprio e para o seu serviço. Essa origem divina da criatura humana não se impõe somente como um fato passado há milênios, mas como um fato atual, como uma realidade de toda os instantes, pois em nenhum momento Deus cessa de dar a existência a cada ser humano, de lhe imprimir na inteligência o sinal da sua presença, de lhe pôr no coração uma atração invencível para o bem, paro o absoluto, para a beatitude perfeita. Por isto o sentido da vida humana pode resumir-se numa palavra: "buscar a Deus", buscar aquele que incessantemente chama a si a sua criatura para cumulá-la sempre mais da plenitude da sua vida e do seu amor. 

   9. Que atitude assume o mundo moderno a respeito desta verdade fundamental da origem divina do homem e da mulher? Bem o sabeis pela experiência direta que tendes do vosso meio, e pelas diversas "enquetes" que as organizações femininas têm empreendido em diferentes regiões do mundo sobre a condição da mulher. A ideia de Deus aparece como supérflua num mundo caído nas mãos do homem, no poder da ciência e da técnica, e do qual foram eliminadas as crenças estorvantes e as superstições. Essa atmosfera  de ateísmo combativo ou latente ameaça mais gravemente a mulher do que o homem, tanto na sua vida pessoal como no seu papel social: porquanto, frisá-lo-emos ainda mais adiante, pelas suas disposições inatas e pela função a que a sua natureza a destina a mulher está mais em harmonia com as realidades espirituais; percebe-as mais facilmente, vive delas mais conscientemente, interpreta-as e torna-as sensíveis aos outros, e particularmente àqueles de quem ela tem o encargo como esposa e como mãe. A sua dignidade pessoal, o respeito que se lhe deve, são motivados primeiramente pela salvaguarda dessa missão espiritual, e portanto, em última análise, pela sua proximidade de Deus. O respeito da mulher e o reconhecimento do seu papel verdadeiro estão estritamente ligados às concepções religiosas do grupo social a que pertence.

   10. Vedes, assim, qual será o primeiro objetivo do vosso apostolado a serviço da verdade: restaurar em toda a sua integridade a fé em Deus, poque Deus é a fonte do vosso ser e o fim último que perseguia, e porque o reerguimento da condição da mulher supõe como primeira etapa a consolidação do princípio que o assegura.

   11. Não somente Deus deu à mulher o existir, mas também a personalidade feminina, na sua estrutura física e psíquica, corresponde a um desígnio particular do Criador. O homem e a mulher são as imagens de Deus, e, segundo o seu modo próprio, são pessoas iguais em dignidade e possuidoras dos mesmos direitos , sem que de maneira alguma se possa sustentar que a mulher seja inferior. Com efeito, é ela chamada a colaborar com o homem na propagação e no desenvolvimento da raça humana, e desempenha nisso o papel delicado e sublime da maternidade: esta comporta alegrias e penas de intensidade pouco comum, porque implica a imensa responsabilidade de pôr o filho no mundo, de protegê-lo, de criá-lo, de velar pelo seu crescimento, pela sua educação primeira, de segui-lo com solicitude durante o período difícil da adolescência, e de assim prepará-lo para as suas responsabilidades de adulto. Por isto Deus concedeu à mulher dons inestimáveis, que lhe permitem transmitir não somente a vida física, mas também as disposições mais íntimas da alma e as qualidades de ordem espiritual e moral que determinam o caráter. Os modernos estudos de psicologia põem assaz em evidência a complexidade e o originalidade da natureza feminina, para que seja necessário determo-nos nisto. Notemos, ainda, que essas mesmas qualidades se ostentam também com felicidade em todos os outros domínios da vida social e cultural; constituem-lhes, mesmo, um contributo indispensável, e as civilizações que as desconhecem ou que lhes afastam a influência sofrem inelutavelmente deformações mais ou menos graves, que lhes entravam a eflorescência e, mais cedo ou mais tarde, as condenam à esterilidade e ao declínio. 

   12. Se, comumente, a mulher exprime o dom de si mesmo no casamento e pela maternidade, também pode corresponder à intenções divinas de maneira mais direta, e fazer frutificar as suas riquezas espirituais pela virgindade consagrada, que, longe de ser um rodeio egoísta ou um recuo em face das tarefas da existência, corresponde ao desejo de uma doação mais total, mais pura, mais generosa. Em país cristão, como em terra de missão, a mulher que renuncia ao casamento para se dar, sem obstáculo, ao alívio dos doentes e dos infelizes, à educação das crianças, à melhoria da sorte das famílias, manifesta, assim, aos espíritos não-prevenidos e presença e a ação divina. Quita-se, dessarte, com a sua vocação própria, com a mais alta fidelidade e com o máximo de eficácia.

   13. Facilmente compreendeis, caras filhas, as consequências que para o vosso apostolado emanam dos princípios e fatos que acabamos de lembrar. Propondo-vos trabalhar com todas as vossas forças no reerguimento da mulher, na expansão da sua influência na vida social, também vos comprometeis a não lhes desenvolver os dons senão numa perspectiva cristã, a única capaz de lhes conferir o seu verdadeiro e pleno valor. Que progresso maravilhoso em nível social e cultural dos povos, se todas as mulheres tomassem consciência da alçada de Deus sobre a sua pessoa, e consagrassem a sua influência a fazerem-no conhecer e amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário