SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O SACRAMENTO DA CRISMA

   I - NOÇÃO.
                         O homem é regenerado pelo Batismo. Adquire uma nova vida na água e no Espírito Santo". Que lhe falta? O mesmo que falta a uma criança recém-nascida: o crescimento. O sacramento do crescimento cristão, da plenitude espiritual é a Crisma.
  
   A CRISMA É UM SACRAMENTO QUE NOS DÁ O ESPÍRITO SANTO, IMPRIME EM NOSSA ALMA O CARÁTER DE SOLDADOS DE JESUS CRISTO E NOS FAZ PERFEITOS CRISTÃOS.

   II - EFEITOS.
                          1º) A Crisma é sacramento de vivos; por isso não dá a graça primeira, porém aumenta, aperfeiçoa a graça recebida no Batismo ou recuperada na Penitência.
                          2º) A graça sacramental própria é uma graça de fortalecimento que nos dá auxílios permanentes para sermos corajosas testemunhas de Jesus Cristo. Por isso a Crisma é também chamada CONFIRMAÇÃO.
                          3º) A Crisma robustece em nós as virtudes infusas que recebemos no Batismo. Além disso, confere maior abundância de dons do Espírito Santo, de modo especial o dom da Fortaleza que vem aprimorar a virtude cardeal da fortaleza cristã.
                                Embora já tenhamos recebido no Batismo, o Divino Espírito Santo e seus sete Dons, a Crisma chama-O a vir habitar em nós de modo mais íntimo e eficaz. O Batismo é geração sobrenatural; a Crisma confere a virilidade cristã.
                         4º) Enfim, a Confirmação imprime na alma o caráter indelével de soldado de Jesus Cristo. Daí não poder ser repetido, reiterado. O caráter da Crisma nos consagra interiormente como templos do Espírito Santo e nos dá o poder de testemunhar Jesus Cristo e sua Igreja, pela profissão pública de nossa fé pelo fervor e bom exemplo de nossa vida pessoal, pela prática das virtudes, pela demonstração de nossas convicções religiosas, se necessário for, até o martírio.

   III - MATÉRIA E FORMA.
                            a) A matéria remota do Sacramento da Crisma é o ÓLEO DO CRISMA, mistura de azeite de oliveira e bálsamo oriental, que o Bispo consagra na Quinta-feira Santa. A matéria próxima é, além da imposição das mãos, a unção, em forma de cruz, que o Bispo faz com o Santo Crisma na fronte da pessoa que recebe o Sacramento.
                            b) A forma do Sacramento da Crisma é esta: "EU TE ASSINALO COM O SINAL DA  CRUZ, E TE CONFIRMO COM O CRISMA DA SALVAÇÃO, EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO."

   IV - MINISTRO.
                              O ministro ordinário da Crisma é o Bispo.
Por delegação do Papa, o padre pode ser ministro extraordinário. No Brasil, por exemplo, os párocos, no impedimento do Bispo, podem conferir a Crisma a seus paroquianos gravemente enfermos.

   V - NECESSIDADE.
                               A Crisma não é necessária por necessidade de meio, já que o Batismo perdoa todos os pecados e dá a vida sobrenatural. Mas não se deve descuidar de recebê-lo, quando possível. Seria até pecado recusar-se a recebê-la: seria privar-se deste acréscimo de vida sobrenatural e contrariar abertamente a vontade de Nosso Senhor e da Santa Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário