SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A SANTA LITURGIA

   Já no antigo Testamento, tinha Deus regulado minuciosamente as observâncias do culto que se lhe devia prestar. Determinara, em todos os seus pormenores, o número e natureza dos sacrifícios, que os homens deviam oferecer-Lhe. Todas estas cerimônias descritas no Levítico, eram, apenas, um símbolo do culto espiritual, que Deus iria exigir no novo Testamento. Só por isso não temos dificuldade em entender o porque das exortações de  Pio XI: "A Liturgia é coisa sagrada. Por ela nos elevamos a Deus e com Ele nos unimos. Testemunhamos-Lhe nossa fé e agradecemos-Lhe os benefícios e auxílios recebidos, dos quais perpetuamente necessitamos. Daí, um estreito elo entre o dogma e a Liturgia sagrada, como também entre o culto cristão e a santificação do povo. Eis por que Celestino I considerava o cânon da fé expresso nas veneráveis fórmulas litúrgicas, quando dizia: 'A lei da prece deve estabelecer a lei de crer' ("DIVINI CULTUS", sobre a Liturgia, Introdução). E não menos sábias foram as palavras de São Pio X: "Entre os cuidados do ofício pastoral, não somente desta Suprema Cátedra, que por imperscrutável disposição da Providência, ainda que indigno, ocupamos, mas também de todas as Igrejas particulares, é, sem dúvida, um dos principais o de manter e promover o decoro da Casa de Deus, onde se celebram os augustos mistérios da religião e o povo cristão se reúne, para receber a graça dos Sacramentos, assistir ao Santo Sacrifício do altar, adorar o augustíssimo Sacramento do Corpo do Senhor e unir-se à oração comum da Igreja na celebração pública e solene dos ofícios litúrgicos. Nada, pois, deve suceder no templo que perturbe ou, sequer, diminua a piedade e a devoção dos fiéis, nada que dê justificado motivo de desgosto ou de escândalo, nada, sobretudo, que diretamente ofenda o decoro e a santidade das sacras funções e seja por isso indigno da Casa de Oração e da majestade de Deus" (MOTU PROPRIO "TRA LE SOLLICITUDINE, Introdução).  


 Podemo-nos admirar que a Santa Igreja, nossa Mãe, rodeie de tanta magnificência o culto sublime onde se destaca a imolação do Homem-Deus a seu Pai? Por isso, no Santo Sacrifício da Missa, nada pode haver de arbitrário ou de humano. Prescrevendo as cerimônias que o acompanham, a Santa Igreja sempre se cingiu aos ensinamentos do divino Mestre, consignados nos escritos sagrados ou transmitidos pela Tradição Que tristeza nos causa o que hoje, após o Concílio Vaticano II, vemos por toda parte!. Até o Vaticano II, que sublime beleza em todo o culto divino! Arrebatou de admiração os maiores santos e, coisa maravilhosa, até os próprios descrentes. 

   Caríssimos, o cristão será membro do Corpo Místico de Cristo na medida em que viver a vida litúrgica segundo à Tradição da Santa Madre Igreja. Todas as profanas novidades introduzidas na Liturgia só servem para diminuir e até arrancar a fé dos corações dos fiéis. Que coisa terrivelmente lastimosa!!! Já que sem a fé é impossível agradar a Deus. 

   Mas não nos contentemos com fórmulas externas, cerimônias ou ritos sacros. A piedade interior, o amor profundo, generoso e cordial a Deus, Nosso Pai que está no Céu, é o que constitui a alma da Santa Liturgia. 

   Caríssimos, quero, para terminar, deixar um conselho: Façamos o propósito de assistir, juntamente com a Santíssima Virgem Maria ao pé da cruz, a todas as Santas Missas celebradas devidamente em todo o Universo. Isto em reparação das profanações e sacrilégios, que, também em todo o Universo, são hoje, infelizmente, perpetrados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário