SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

EXPLICAÇÃO DO PRIMEIRO CATECISMO - 3ª LIÇÃO

QUEM É DEUS?
   RESPOSTA: Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra.
 C) DEUS É ETERNO:
  João tem dez anos. Há onze anos João não existia ainda, João ainda não era coisa alguma. Não havia ainda João. Há cem e poucos anos atrás, os mais velhos também não existiam. Houve tempo em que não havia gente na terra. Em tempos mais remotos ainda, não havia animais, nem plantas. Houve tempo em que a própria terra não existia, nem o sol nem as estrelas. Não havia nada, absolutamente nada, nem os anjos.
   Neste tempo muito remoto só existia DEUS. Sempre houve Deus. Nunca houve tempo em que Deus não existisse. Todas as outras coisas tiveram princípio. Deus nunca teve princípio, nem terá fim. A esta perfeição, a esta boa qualidade de Deus chamamos: ETERNIDADE. DEUS É ETERNO, PORQUE NUNCA TEVE PRINCÍPIO, NEM TERÁ FIM.

D) DEUS É CRIADOR DO CÉU E DA TERRA:
   Deus não precisava de ninguém. Era perfeitamente feliz. Nada faltava a Deus. Mas Deus é bom. Quem é bom deseja que também outros sejam felizes. Por isso Deus resolveu fazer anjos e homens, para eles serem felizes, conhecendo e amando a Deus. Deus fez o céu e a terra para os anjos e os homens.
   DEUS FEZ TODAS AS COISAS DO NADA: Criar é fazer alguma coisa do nada, sem trabalho. Deus criou todas as coisas do nada, sem trabalho.
   Antigamente não havia nada além de Deus. Mas Deus quis fazer tudo o que existe, o sol, a lua, a terra, os animais, os homens. E como foi que fez? Como é que vocês fazem um barquinho de papel?  Mostro-lhes um quadradinho de papel: vocês tomam este pedacinho de papel e o dobram uma vez, duas vezes, depois puxam por esta ponta, depois por esta outra ponta, e acabam fazendo um barquinho de papel. Se eu lhes dissesse: Façam um barquinho, vocês me diriam: Então, dê-nos papel. Com as nossas mãos e o papel, faremos o barquinho. Mas se eu lhes repondesse: Façam o barquinho, sem papel e sem moverem as mãos. Vocês diriam: É impossível. Ninguém pode fazer alguma coisa sem nada ter. Mas olhem. Há muitos anos, muitos anos, não havia nada a não ser Deus. Mas Deus pode tudo o que quer, pode fazer qualquer coisa do nada. Basta-lhe dizer: quero que exista o sol, e o sol existirá imediatemente. Fazer alguma coisa do nada chama-se CRIAR.
   O pedreiro não cria o muro; ele o faz com cimento e tijolos. O marceneiro não cria a mesa; ele a fabrica com o martelo, a madeira e os pregos. E se não tiver madeira, pregos, martelo, não pode fazer a  mesa. Nem o pedreiro, nem a marceneiro podem criar, isto é, fazer alguma coisa sem nada ter, sem trabalho; SÓ DEUS PODE CRIAR.
   Deus criou os anjos e os homens para o conhecerem e amarem e assim serem felizes. Deus quis que os anjos e os homens fossem felizes, porque Deus é bom.
   Agora vou contar como Deus criou tudo. Primeiro Deus disse: "Haja o céu e a terra". E houve o céu e a terra. Primeiro houve o céu e a terra. Mas a terra estava ainda sem uma forma organizada e estava vazia; não havia luz nem ordem nos elementos; e assim não podia haver gente na terra. Então Deus fez as seis grandes obras da criação. A Sagrada Escritura fala em seis dias, para nos ensinar que , depois de seis dias de trabalho, vem um dia de descanso.
   Primeira obra da criação: Deus criou a luz. A segunda obra da criação foi o firmamento: de dia ele é tão lindo, azul; de noite, todo brilhante de estrelas, que Deus fez depois. Terceira obra da criação: Deus criou o mar, a terra enxuta e as plantas. Quarta obra da criação: Deus fez o sol, a lua e as estrelas. Quinta obra: Deus fez os pássaros e os peixes. Sexta obra da criação: Deus criou os outros animais e depois o homem, como em outra ocasião aprenderemos.
   Devemos agradecer a Deus, Nosso Senhor, todas essas coisas que Ele criou para nós: OBRIGADO, MEU DEUS!
   Vejam na postagem seguinte O QUADRO CATEQUÉTICO representando a criação do mundo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário