SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 5 de março de 2020

GLÓRIA E PODER DE SÃO JOSÉ

5 de março

Leitura espiritual  -  SÃO JOSÉ, O MAIOR DOS SANTOS


   Depois de Deus, Maria. Depois de Maria, José. É sem dúvida o maior dos santos, pois recebeu de Deus maiores graças e desempenhou a maior e mais sublime missão na terra.

   É conhecido o axioma tomista: "Quando Deus escolhe alguém para uma missão, o dispõe e prepara para que seja idôneo e a desempenhe dignamente". Ora, São José fora escolhido para a mais sublime missão: Pai adotivo do Filho de Deus humanado e Esposo da Mãe de Deus. Depois de Maria, quem teve maior e mais sublime missão a cumprir na terra? Logo, depois de Maria, na santidade, ninguém pode ser maior do que o Santo Patriarca. Depois de Maria Santíssima, São José foi o mais próximo de Jesus Cristo, recebeu d'Ele maior abundância de graças que os outros santos. 

   É verdade que Jesus Cristo exalta João Batista sobre os profetas do Antigo Testamento, mas não sobre todos os santos. E queria também se referir às maravilhas e prerrogativas com Deus o honrou desde o nascimento.
   "Entre os nascidos de mulher, não há maior profeta que João Batista". Quer dizer: excedeu a todos no dom da profecia, mas não diz que a todos tivesse excedido na graça e na santidade. Esta é a interpretação de Santo Hilário, São João Crisóstomo, Santo Agostinho e outros Santos Padres. 

   Pio IX proclamou ao Santo Patriarca patrono da Igreja Universal. O patrono é superior aos que patrocina. A festa do patrocínio de São José é um argumento litúrgico em favor da primazia de São José entre os santos da Igreja de Deus. 


EXEMPLO

Pedido irrevogável

   O venerável Padre Luiz Lallemant, da Companhia de Jesus, foi um admirável mestre de vida espiritual. Seus escritos têm uma doce unção e fazem um bem imenso a tantas almas! 
   Fora apóstolo do culto a São José. Atribuía ao Santo Patriarca todas as graças da vida interior que recebera e procurava inculcar em todas as almas sob a sua direção espiritual um grande amor a São José. 
   Não havia graça que as orações fervorosas do Venerável Lallemant não obtivesse do Santo Esposo de Maria. Eram suas expressões já conhecidas: Recorram a São José! Peçam a São José e serão atendidos!
   Tinha como que a piedosa e santa mania de recomendar a toda gente a devoção a São José.

   Nas vésperas da festa do Santo Patriarca, chamou dois mestres do Colégio dos Jesuítas e lhes recomendou, encarecidamente, inculcassem a devoção a São José no coração se seus alunos. Pediu muitas preces e comunhões para a festa de 19 de março.
   Depois os dois bons padres foram, cada um em segredo, propor ao Padre Lallemant a graça que desejavam. O padre Nouet, um deles, lhe disse: 
   -  Quero, meu padre, alcançar de São José uma graça importante: é a de sempre pregar com muita unção e muito bem sobre Jesus Cristo. Quero ser bom pregador de meu Divino Mestre!
   O Venerável lhe garantiu que São José o havia de atender.
   Mais tarde, porém, o Padre Nouet pôs-se a refletir, e achou pouco modesta a sua pretensão. Pedir a São José a graça de ser bom pregador! Não seria uma vaidade? Não iria se expor aos aplausos e à vanglória? 
   Não, diz ele, prefiro outra graça! Antes ser um santo e humilde religioso e ficar sempre oculto e desconhecido. Voltou ao Padre Lallemant e pediu-lhe que não rogasse mais a São José o que havia proposto. O Venerável sorriu docemente e respondeu: "Meu filho, é tarde! É muito tarde! São José já despachou meu pedido. Já fomos atendidos!
   Realmente, O Padre Nouet, S. J. , foi um dos melhores e mais edificantes pregadores da Companhia de Jesus. Hoje, ainda, os sermões e conferências que nos deixou são lidos, com grande proveito, por inúmeros sacerdotes e leigos. Um incomparável pregador de retiros espirituais!
   A oração a São José, maravilhosamente ouvida!
   O companheiro do Padre Nouet disse ter sido também contemplado com a graça pedida na festa de São José. Todavia, por humildade, não a quis revelar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário