SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 5 de abril de 2016

CRIAÇÃO DO HOMEM - 11ª LIÇÃO

- QUE É O HOMEM?
- É UMA CRIATURA COMPOSTA DE ALMA E CORPO: PENSA E QUER, TEM IDEIA E DESEJO.

- COMO CRIOU DEUS O PRIMEIRO HOMEM?
- DEUS CRIOU O PRIMEIRO HOMEM FORMANDO O SEU CORPO DO BARRO E DANDO A ESSE CORPO UMA ALMA IMORTAL. O PRIMEIRO HOMEM SE CHAMOU ADÃO. A PRIMEIRA MULHER CHAMOU-SE EVA.

- COMO DEUS CRIOU EVA?
- DEUS FEZ ADÃO DORMIR E NESTE TEMPO TIROU DELE UMA COSTELA DE QUE FORMOU O CORPO DE EVA E LHE DEU UMA ALMA SEMELHANTE À DE ADÃO.

   Deus criou o céu com os anjos, a terra, o firmamento, a mar, o sol, a lua, as estrelas, as plantas e os animais. Deus então disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança; ele governará toda a terra." E Deus formou de barro o corpo do homem e lhe infundiu uma alma. Deus fez essa alma do nada. Deus chamou o primeiro homem Adão. Depois fez Deus adormecer Adão, tirou-lhe uma costela e desta formou o corpo da primeira mulher, que se chamou Eva.
   Deus podia tirar do nada o corpo de Adão. Mas fê-lo de barro para nos ensinar que o nosso corpo é da terra e a nossa alma é de Deus.
   Vamos compreender isto bem! Somos compostos de duas partes bem diferentes: o corpo e a alma. O corpo nasce, cresce e morre. A alma é imortal, isto é, nunca morrerá. O corpo é da terra e nos leva para baixo. A alma é do céu e nos leva para cima. O corpo tem tudo como os animais, gosta das mesmas coisas que os animais: comer, beber, ser preguiçoso. A alma tem tudo como os anjos, gosta das mesmas coisas que os anjos: aprender, pensar em Deus e no céu, rezar, praticar a virtude.
   Se o corpo manda em nós e a alma obedece, fazemos como os animais, somos homens animais como diz São Paulo. Se a alma manda em nós e o corpo obedece, fazemos como os anjos, somos homens anjos.
   Queremos ser homens anjos. Não é o corpo que há de mandar em nós: é o espírito, a alma.
   Papai manda-nos a qualquer lugar. As perninhas não gostam de andar. "Obedecer - diz a alma com sua livre vontade - quero ordem."
   Alguém diz-nos uma palavra meio dura; a língua quer xingar nomes. "Cala-te, língua" - diz a alma - "quero ordem."
   O demônio tenta-nos para um pecado. A nossa inclinação quer ceder. "Não quero pecados" - diz a livre vontade.
   Feliz do homem, em quem a alma, com a sua livre vontade, governa: fica tal qual um anjo de Deus. Seu corpo não puxa a alma para baixo. Sua alma leva o corpo para cima. É um homem-anjo. Assim é que Deus nos quer. Todos os dias e todas as horas tratemos de nos vencer. Será a nossa felicidade.

EXEMPLO
SÃO FRANCISCO DE BORJA DIANTE DO CORPO DA IMPERATRIZ ISABEL.
São Francisco de Borja era muito rico. Era de família nobre. Gozava de sua riqueza e não cuidava muito da alma e da religião. Era muito amigo do rei da Espanha. A imperatriz era a esposa do rei.  Mas morreu nova ainda. São Francisco de Borja teve ocasião de ver o rosto da Imperatriz, quando se abriu o caixão. Acontece que já havia passado do tempo normal. Isabel tinha sido muito elogiada no mundo todo por sua inteligência e extraordinária beleza; usava os perfumes mais preciosos e os vestidos mais ricos. E agora... que mudança! Um cheiro horrível de podridão saía do caixão. O rosto estava roxo e desfigurado. Os olhos vidrados metiam medo. Francisco de Borja compreendeu que nosso corpo é da terra e voltará para a terra, e que a nossa alma é de Deus e voltará para Deus. Francisco de Borja começou uma vida nova, vendeu tudo o que tinha e deu aos pobres e para as obras pias. Fêz-se padre jesuíta e trabalhou toda a vida para ganhar almas para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário