SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A AVE-MARIA - 1ª parte - 25ª LIÇÃO

N.B.: Para aumentar os quadros catequéticos é só clicar em cima. A Ave-Maria neste quadro está escrita em francês, porque estes quadros catequéticos foram feitos na Suíça: Ed. Les Amis de Saint François de Sales - 1950.

Qual é a oração que mais convém rezar a Nossa Senhora? Há muitas boas orações para rezar a Maria Santíssima. E santa Joana de França pediu a Maria que lhe revelasse qual destas orações lhe era mais agradável. Maria revelou àquela santa que gostava mais da Ave-Maria.
 A oração que costumamos rezar mais a Nossa Senhora é a Ave-Maria. A primeira parte da Ave-Maria foi feita pelo Arcanjo São Gabriel; a segunda parte por Santa Isabel, prima de Nossa Senhora, e a Igreja acrescentou a terceira parte. Convém saber a Ave-Maria de cor. Todos queremos saber a Ave-Maria e também compreendê-la. Por isso vou explicar as palavras da Ave-Maria.
Com a palavra "AVE" antigamente a gente se cumprimentava, como nós hoje dizemos "Bom dia" ou "Boa tarde". "AVE MARIA" quer dizer: "Eu vos saúdo, Maria".Começamos a nossa oração assim; pois na Ave-Maria vamos falar com Maria e cumprimentamo-la primeiro.
   Chamamos a Maria: "CHEIA DE GRAÇA". Um copo está cheio, quando nada mais cabe. Maria está cheia de graça porque tem todas as graças, que em sua alma podem caber. Nossa senhora recebeu mais graças do que todos os outros santos, pois Deus dá mais graças conforme a dignidade da pessoa. A maior dignidade é a de Maria, porque é Mãe de Deus; por isso recebeu mais graças do que todos os outros. Deus também dá mais graças a quem melhor se esforçar por ser melhor, por ser santo. Maria trabalhou muito com a graça de Deus para ser cada vez mais santa. Por isso Deus lhe deu sempre mais graças.
   Dizemos: "O SENHOR É CONVOSCO". O "SENHOR" é Deus. Deus mora em nosso coração pela graça. Quanto mais esforços fazemos para sermos bons, para não pecar, tanto mais cresce em nós a graça. Maria nunca pecou. Maria todos os dias fazia progresso na virtude. Maria nunca foi ruim. Por isso, em Maria, a graça era maior do que nos outros santos. Pela graça o Espírito santo habita em nosso coração. Por isso o Espírito Santo estava com Maria de maneira muito mais perfeita do que com todos os santos. Por isso dizemos: "O SENHOR É CONVOSCO".
   Dizemos: "BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES". Com estas palavras queremos dizer que Nossa Senhora merece os nossos louvores mais do que todas as outras mulheres. Maria é a mais privilegiada, a mais favorecida por Deus, a mais abençoada que todas as mulheres. Por que? Porque só ela foi concebida sem pecado original, e porque ela é a Mãe de Deus. Por isso é bendita entre todas.
   Dizemos: "BENDITO É O FRUTO DO VOSSO VENTRE, JESUS". Conhece-se a árvore pelo fruto. Assim Maria é louvada por seu fruto, isto é, por seu filho, Jesus.

EXEMPLO
   São Bernardo, grande devoto de Nossa Senhora, sempre que passava  junto de uma imagem de Maria Santíssima, descobria-se e dizia com toda devoção: Ave, Maria! Saudação tão filial não podia deixar de agradar ao coração maternal da Mãe de Deus. Algum tempo depois, passando novamente Bernardo e repetindo a sua costumada saudação, a Imagem, inclinando graciosamente a cabeça, responde: Ave, Bernardo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário