SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 26 de maio de 2015

A COMUNHÃO - I - 47ª - LIÇÃO

- QUE É COMUNGAR?
- COMUNGAR É RECEBER A HÓSTIA CONSAGRADA.

- QUEM ESTÁ NA HÓSTIA CONSAGRADA?
- ESTÁ JESUS CRISTO TODO INTEIRO, CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE COMO ESTÁ NO CÉU.

   O profeta Elias tinha feito um grande milagre para provar que há um só Deus. O rei Acab ficou muito amedrontado com este milagre. Mas a rainha Jezabel, aquela mulher ruim, quis matar o profeta. Elias, então, fugiu para longe... para muito longe... e chegou ao deserto. Ali não havia o que comer nem beber. Depois de andar um dia no deserto, o profeta, cansado, morrendo de fome e sede, sentou-se ao pé de uma árvore e esperou a morte. Mas um anjo o tocou e disse: Levanta-te e come. O profeta olhou e viu perto de sua cabeça um pão e um vaso com água. Elias levantou-se, comeu, e este pão dos anjos deu força milagrosa. O prefeta andou quarenta dias até à montanha Horeb.
   A comida que todos os dias tomamos para alimento do nosso corpo é agradável ao paladar.
   Este profeta tinha fome, e foi uma satisfação comer aquele pão. O alimento dá gosto ao nosso paladar.
   A santa Comunhão é o alimento da nossa alma. A santa Comunhão dá gosto e consolação à nossa alma.
   A comida que tomamos para o nosso corpo, também dá força ao nosso corpo.
   O profeta Elias já quese não podia andar, porque não se tinha alimentado. Mas com este pão ficou mais forte. Quando durante alguns dias não comemos, vamos ficando cada vez mais fracos e enfim morreremos. O alimento, a comida dá força ao nosso corpo.
   A santa Comunhão é o alimento das nossas almas. A santa Comunhão dá força às nossas almas.
   A comida que todo o dia tomamos para nosso corpo, une-se com o nosso corpo e, unindo-se, produz aquela força e aquela satisfação. A Comunhão é o alimento da nossa alma. Jesus no Santíssimo Sacramento une-se à nossa alma e por esta união nos dá força e consolação.
   Quando uma mulher vai fazer pão, ajunta à farinha um pouco de fermento. Aquele pouco de fermento faz melhorar a pão. Assim, quando o Santíssimo Sacramento se une à nossa alma, torna toda a nossa alma melhor por essa união. Quando o sol brilha numa nuvem, toda a nuvem fica luminosa. Assim quando, pela santa Comunhão, Jesus brilha na alma, toda a nossa alma torna-se luminosa, isto é, bela pelo aumento da graça santificante, mais inteligente pelo aumento da fé.
   São Tomé viu que Jesus tinha ressuscitado e, só depois de ver, creu e adorou a seu Senhor. Jesus não quer isto. Jesus repreendeu a Tomé: "Tu creste , Tomé, porque viste, bem-aventurados os que não viram e creram".
   Nosso Senhor quer que creiamos, sem primeiro ver, só nas suas palavras. Por isso Jesus disse que o Santíssimo Sacramento é o Seu Corpo e Sangue, mas não deixa aparecer o seu Corpo e Sangue. O que aparece no Santíssimo Sacramento, - a cor, a figura, o peso, o sabor, tudo isto é do pão. Na consagração, pelo poder de Jesus, a mesma substância do pão é transformada na substância do Corpo de Jesus. A própria substância do pão não está mais no altar depois da consagração.
   Só ficam as aparências. As aparências duma coisa são a cor, a figura, o sabor, o som. o peso, e tudo quanto faz perceber aquela coisa pelos sentidos. As aparências do pão que o padre leva ao altar são, por exemplo: a cor branca, a forma redonda. o sabor de pão sem fermento e sem sal. Na Consagração o pão mesmo, a coisa mesma do pão, muda-se no Corpo de Jesus Cristo, mas Deus guarda a cor branca, a forma redonda, o sabor de pão.
   Deus conserva as aparências e debaixo daquelas aparências vem Jesus Cristo. Por isso parece ainda um pedacinho de pão, porque os nossos olhos vêem a mesma cor de pão, a mesma forma redonda; os nossos ouvidos ouvem o mesmo som, quando se quebra a hóstia; o nosso paladar sente o mesmo sabor do pão sem fermento e sem sal. São as aparências que pelo poder de Deus, ficam na existência sem a coisa mesma do pão.
   A coisa mesma do pão não está mais ali: foi transformada no Corpo de Jesus Cristo com Seu Sangue, com a Sua alma e com a Sua Divindade. Normalmente é a coisa mesma do pão que sustenta as aparências. O que esta substância do pão pode(ou seja: sustentar as aparências) Jesus também o pode: Jesus sustenta as aparências do pão.
   Pela força das palavras da Consagração, só o Corpo de Jesus está debaixo das aparências do pão. Mas o Sangue e a Alma naturalmente acompanham o Corpo, porque Jesus está na Eucaristia vivo, já não morre mais. O seu Sangue e Alma não se separam mais do seu Corpo.
   Assim também debaixo das aparências do vinho, pela força das palavras, está só o Sangue do Senhor. Mas o Corpo e a Alma naturalmente acompanham o Sangue, porque Jesus está vivo, já não morre mais. O Sangue e a Alma não se separam mais do seu Corpo.
   Também a natureza divina de Jesus, a Divindade, nunca se separa nem do Corpo, nem do Sangue e está também no Santíssimo Sacramento.
    Os nossos olhos, que só conhecem as coisas por suas aparências, por sua cor e figura, podem enganar-se, se a nossa fé não está firme. Os nossos olhos parecem dizer: "É pão". Jesus Cristo diz: "É o meu Corpo". Em quem creremos? É claro, creremos em Jesus Cristo, que sabe tudo e não pode enganar, nem mentir."Bem-aventurados os que não viram, e creram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário