SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 26 de maio de 2015

A COMUNHÃO - II - 48ª LIÇÃO

- QUEM CONSAGRA A HÓSTIA?
- É O PADRE, NA MISSA.

- ELE CONSAGRA SÓ A HÓSTIA?
- NÃO, CONSAGRA TAMBÉM O VINHO.

- QUEM DEU ESTE PODER AO PADRE DE MUDAR O PÃO NO CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE NOSSO SENHOR JESUS  CRISTO?
- FOI O PRÓPRIO JESUS CRISTO.

- QUANDO?
- NA ÚLTIMA CEIA, ISTO É, NA ÚLTIMA VEZ QUE ELE COMEU COM OS SEUS APÓSTOLOS, ANTES DE MORRER NA CRUZ. NA QUINTA-FEIRA SANTA.

 


Jesus sabia que ia morrer na Sexta-feira Santa. Na véspera daquele dia, na noite de quinta-feira, fez uma ceia solene com os Apóstolos. Depois de acabada a ceia, havia ainda na mesa pão e um cálice com vinho. Jesus tomou o pão em suas sagradas mãos, benzeu-o , deu graças a Deus, partiu-o, deu-o a seus Apóstolos e disse: "Tomai e comei: isto é o meu corpo". Neste momento, Jesus por seu poder infinito, mudou o pão no seu corpo. Não era mais pão, mas o Corpo de Jesus Cristo.
   Da mesma maneira, Jesus tomou o cálice nas suas sagradas mãos, deu graças a seu Pai, entregou o cálice aos Apóstolos e disse: "Tomai e bebei, este é meu sangue". Não havia mais vinho no cálice, mas o sangue de Jesus Cristo.
   Deus com uma só palavra, pode fazer o que quer. Tudo o que Deus diz, logo é. O que Deus diz, logo principia ser, logo se realiza, logo se verifica, logo se cumpre.
   Depois de mudar o pão e o vinho no seu Corpo e Sangue, Jesus disse aos Apóstolos: "Fazei isto em memória de mim". Para se lembrar de Jesus e principalmente para que comemorassem a morte de Jesus, os Apóstolos deviam fazer o mesmo que Jesus tinha feito: pois Jesus disse: "Fazei isto". Que tinha feito Jesus? Jesus tinha mudado o pão e o vinho no seu Corpo e Sangue. Jesus mandou aos Apóstolos mudar também o pão e vinho no Corpo e Sangue de Jesus. Jesus deu aos Apóstolos e aos seus sucessores no sacerdócio o poder de mudar pão e vinho no seu Corpo e Sangue. Os sucessores dos Apóstolos no governo da Igreja são os Bispos. Os sucessores dos Apóstolos no sacerdócio são todos os padres. A todos os padres o Bispo entrega-lhes no sacramento da Ordem um cálice com vinho e um pedacinho de pão, dizendo: "Recebe o poder de mudar o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo".
   Jesus encarregou os sacerdotes de dizerem em seu nome: "Isto é o meu Corpo". Estas palavras do padre têm o mesmo efeito como se Jesus as dissesse. Por estas palavras o pão e o vinho mudam-se no Corpo e Sangue de Jesus Cristo.
   É na Missa que os sucessores dos Apóstolos no sacerdócio, os padres, mudam o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Jesus Cristo. O padre leva para o altar uma hóstia, isto é, um pedacinho redondo de pão sem fermento, como Jesus na última ceia. O padre leva também para o altar um cálice, que, ao menos por dentro deve ser dourado. Neste cálice, o padre deposita vinho puro de uva.
   No meio da Missa, no momento da Consagração, o padre faz o que Jesus fez na última ceia: o padre toma o pão nas mãos, abençoa-o, dá graças a Deus, parte-o (antes de sua comunhão) e diz: "Tomai e comei, isto é o meu Corpo". O padre não diz: Isto é o Corpo de Jesus", mas; "Isto é o meu Corpo", porque o padre fala em nome de Jesus. Neste momento o poder infinito de Jesus muda o pão no seu Corpo, como na última Ceia. Não há mais pão no altar, mas o Corpo de Jesus Cristo. Por isso o padre logo se ajoelha; pois Jesus está no altar. Depois o padre levanta a Hóstia, que é Jesus Cristo, para o povo adorar a Nosso Senhor.
   Em seguida o padre toma o cálice com vinho, abençoa-o, dá graças a Deus e diz: "Tomai e bebei, este é o meu Sangue. Neste momento, Jesus, por seu infinito poder, muda o vinho no seu Sangue. Não há mais vinho no cálice, mas o Sangue de Jesus Cristo unido ao seu Corpo, à sua alma e à sua Divindade. Por isso o padre logo se ajoelha e levanta o cálice para que o povo adore o preciosíssimo Sangue.
   Essa maravilhosa mudança ou conversão de toda a substância do pão no Corpo e de toda a substância do vinho no Sangue de Jesus Cristo, chama-se: TRANSUBSTANCIAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário