SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 26 de maio de 2015

A COMUNHÃO - III - 49ª LIÇÃO

- QUE É NECESSÁRIO PARA COMUNGAR?
- TRÊS COISAS: 1ª  - ESTAR SEM PECADO;  2ª - ESTAR SEM COMER NEM BEBER NADA DURANTE UMA HORA ANTES DA COMUNHÃO (PODE-SE BEBER ÁGUA PURA). 3ª - TER A INTENÇÃO DE RECEBER O CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

   Antes de instituir o Santíssimo Sacramento na última ceia, Jesus lavou os pés de seus Apóstolos. Assim fez para nos dar um exemplo de humildade. Mas o lava-pés tem um sentido mais profundo. Jesus ensina também que antes de receber a Santa Comunhão a alma deve estar muito limpa.
   Lavando os pés dos Apóstolos, Jesus chegou a Pedro. Pedro disse: "Senhor, Vós me lavais os pés?" Jesus respondeu: "O que eu faço ainda não sabes. Mas o saberá depois". Mas Pedro não se conformou, e disse: "Senhor, nunca me lavareis os pés". E Jesus disse:"Se eu não te lavar os pés, não terás parte comigo". Então Pedro logo cedeu: "Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça".
   E Jesus explicou: "Quem está lavado não precisa senão que se lhe lavem os pés. E está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos". E a Bíblia acrescenta que isto foi dito do traidor. Era a alma de Judas Iscariotes que não estava limpa: é, portanto, da limpeza da alma que Jesus fala. A comparação que Jesus usa é esta:
    Naquele país alguém se lava, muda de roupa, calça as sandálias sobre os pés nus e vai visitar um amigo. Chega lá todo limpo, só que sobre os pés, caiu alguma poeira da rua ou da estrada. Por isso, ao chegar, o amigo lhe manda um criado para lhe lavar os pés. Agora está todo limpo.
   Jesus já antes tinha lavado os Apóstolos de todos os seus pecados. Nunca mais tinham cometido pecado mortal: sua alma estava limpa. Mas alguma leve poeira de pecadinhos veniais sempre tinha caído sobre suas almas, como o pó das ruas e estradas que suja os pés. Jesus quer que, antes de comungar limpem a sua alma destes pecadinhos e cheguem à Comunhão de todo limpos. Só um, diz Jesus, não está limpo. Só Judas vai comungar com pecado mortal na alma. Chamamos a isto comunhão sacrílega, porque profana uma coisa santa: o Corpo e o Sangue do Salvador. Desonrar uma coisa santa é um grande pecado. Este pecado chama-se sacrilégio. É um sacrilégio receber o Corpo do Senhor numa alma manchada de pecado mortal.
   Jesus foi condenado à morte na noite de quinta-feira Santa. Depois levaram o Senhor para uma cadeia. Ali cuspiram-lhe no rosto, taparam-lhe os olhos  com um pano sujo, bateram-lhe no rosto. E por zombaria diziam: "Adivinha quem te bateu!
   Isso mesmo fazem todos os que recebem o Santíssimo Sacramento com pecado mortal na alma. Uma alma manchada com o pecado mortal é muito mais feia do que aquela cadeia. Quem ousará introduzir o Senhor em tal alma? Uma alma manchada pelo pecado mortal é muito mais imunda do que aquele pano e aquela saliva que cuspiram no rosto do Senhor. Quem ousa juntar uma coisa tão suja ao Corpo e Sangue Puríssimo de Jesus?
   Nós, antes da Comunhão, faremos o que os outros Apóstolos fizeram. Quando Jesus falou do traidor, cada um ficou com medo de que fosse ele. Um por um os Apóstolos foram perguntando a Jesus: "Senhor sou eu?"
   Isso, sim. Antes da Comunhão, ajoelhamo-nos em presença de Jesus e perguntamos: "Senhor, sou eu o traidor? Tenho eu um pecado mortal, não confessado? Ajudai-me , Senhor, para confessar tudo, e limpar tudo". Então faremos uma confissão bem feita antes de receber a santa Comunhão. Queremos fazer a nossa alma tão limpa como a toalha branca, em que, na Missa, o padre põe o Santíssimo Sacramento. Queremos fazer a nossa alma tão limpa como o ouro puro do cibório onde se guarda o Santíssimo Sacramento e como a seda branca que cobre a âmbula.
   Quem receber o Corpo do Senhor indignamente, come a sua condenação, porque não respeita o Corpo do Senhor.
   Para receber a santa Comunhão devemos também  estar em jejum desde uma hora antes de comungar. Água pura não quebra o jejum.
   Mas não devemos estar contentes só com estar limpos de pecado mortal e em jejum. Queremos prepararmos mais. Queremos ter uma intenção pura e sincera. Não procuramos a santa Comunhão por costume, vaidade ou porque outros vão. Recebemos o Santíssimo Sacramento para nos unirmos mais intimamente com Jesus e recebermos por esta união a força e consolação.
   Fazemos então atos de fé, esperança, humildade, amor e desejo de receber Nosso Senhor. Estes atos estão no catecismo e nos livrinhos de oração na preparação à santa Comunhão. Antes de fazermos a Comunhão convém estarmos um quarto de hora ou nunca menos de dez minutos na igreja, ajoelhados para nos preparar. E depois da santa Comunhão ficamos o mesmo tempo para a ação de graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário