SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O DECÁLOGO PELA EXPLICAÇÃO DO QUADRO CATEQUÉTICO

Quadro catequético representando a promulgação
do Decálogo no monte Sinai
   Este quadro procura representar Moisés recebendo de Deus as duas tábuas de pedra nas quais Deus escrevera os dez mandamentos ou Decálogo. Assim descreve o livro do Êxodo XIX, 16-25: "Já tinha chegado o terceiro dia, e raiava a manhã, e eis que começaram a ouvir-se trovões, a fuzilar relâmpagos, e uma nuvem muito espessa cobriu o monte, e o som duma trombeta atroava muito forte; e o povo que estava no acampamento atemorizou-se. Quando Moisés os conduziu fora do acampamento (para irem) ao encontro de Deus, pararam nas faldas do monte. Todo o monte sinai fumegava, porque o Senhor tinha descido sobre ele no meio do fogo, e dele, como duma fornalha, se elevava fumo, e todo o monte causava terror. O som da trombeta ia aumentando pouco a pouco, e se espalhava mais ao longe. Moisés falava, e Deus respondia-lhe. O Senhor, pois, desceu sobre o Monte Sinai, no cimo mesmo do monte e chamou Moisés ao mais alto dele. E, tendo lá subido, (o Senhor) disse-lhe: Desce e notifica ao povo, não suceda que, para ver o Senhor, queira passar os limites, e pereça um grande número deles. Os sacerdotes também que se aproximam do Senhor, santifiquem-se para que ele não os fira (de morte)(...) O Senhor disse-lhe: Vai, desce, e (em seguida) subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não ultrapassem os limites, nem subam para o Senhor, não suceda que ele os mate. Moisés desceu ao povo, e referiu-lhes tudo". 
   Como já vimos no post anterior, Deus pronunciou todas as palavras do Decálogo. E todo o povo ouvia os trovões e o som da trombeta, e via os relâmpagos e o monte fumegando. Todo povo ficou aterrorizado e abalado pedindo que Deus não lhes falasse porque achava que todos iriam morrer. 
   Deus quis todo este terrível aparato para inspirar a seu povo um temor salutar que o levasse a observar sua Lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário