SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O DOCE HÓSPEDE DA ALMA

   Na Sequência da Missa a Santa Igreja chama o Divino Espírito Santo: "DOCE HÓSPEDE DA ALMA". Reza ainda: "Sem a vossa graça nada existe no homem, nada há de puro; lavai toda mancha, regai toda aridez, sarai toda ferida, abrandai o que é rígido, aquecei o que é frígido, encaminhai os desviados"...

   Caríssimos, talvez faz-se mister que cresçamos mais na devoção ao Divino Espírito Santo, porque Ele habita em nós pela graça e quer agir sempre no sentido não só de nos levar para o céu, mas seu desejo é que nos santifiquemos. 

   É sumamente salutar à nossa alma, esta meditação! Acende o fogo do amor de Deus em nossos corações. 

   Sabemos que no Batismo e sobretudo na Crisma, recebemos o Espírito Santo; mas  pedimos a sua vinda, porque podemos recebê-Lo sempre mais abundantemente, podemos receber sempre d'Ele luzes mais vivas, forças mais poderosas. Na verdade o Espírito Santo habita em nós para nos santificar, para nos guiar em toda atividade sobrenatural. Comunica-nos os seus dons. Hóspede divino, cheio de amor e bondade, não estabelece em nossos corações a sua morada senão para nos ajudar, esclarecer, fortalecer. Como é triste o pecado mortal; pois expulsa este Doce Hóspede da alma! Ele só sai, quando assim expulso. Os pecados veniais deliberados não O expulsam; embora maltratado, continua na alma. É muito triste também tratar mal um tal hóspede! Esforcemo-nos também por evitar os pecados veniais. Quanto a não tapar os ouvidos às Suas inspirações já falamos no post: "TOTAL FIDELIDADE AO ESPIRITO SANTO". Atinente a isto, só queria acrescentar que, quando a alma Lhe resiste deliberadamente e com frequência, ofende-O e obriga-O pouco a pouco a calar-se. E então tal infeliz alma pára no cominho da santidade e corre até grande risco de se desviar do trilho da salvação.

   Caríssimos, sejamos, portanto, fiéis a este Doce Hóspede de nossa alma. Peçamos-Lhe, pois, que venha a nós, em nós habite e em nós aumente a abundância dos Seus dons. A oração fervorosa é uma das condições da Sua vinda às nossas almas. Mas outra condição, que podemos dizer "sine qua non" é a humildade. Portanto, apresentemo-nos a Ele na íntima convicção da nossa pobreza interior: "Vinde Pai dos pobres!" Esta disposição da alma é excelente para receber Aquele de quem a Igreja canta: "Sem a vossa graça nada exite no homem, nada há de puro". Sem o auxílio do Espírito Santo, tudo em nós é nocivo. Somos um nada pecador. Então, ó Divino Espírito Santo: "Lavai as nossas manchas, regai a nossa aridez, curai as nossas chagas; vergai a nossa rigidez, aquecei a nossa frieza, guiai nossos passos transviados". 

   Nunca deixemos de invocar o Espírito Santo. É precisamente por causa das nossas misérias que Ele nos atenderá. Aos humildes Ele sempre dá a graça. 

   E Vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, também nosso Advogado, agora sentado à direita do Pai, rogai ao Espírito Santo para que a Sua vinda às nossas almas seja como "um rio de água viva, cuja virtude jorre até à vida eterna". Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário