SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O PAPA -31ª LIÇÃO

O CHEFE DA IGREJA É O PAPA
   Jesus deu à sua Igreja um chefe supremo, a quem todos devem obedecer. A este chefe supremo chamamos  Papa.
   Jesus tinha morrido e ressuscitado, e em breve ia subir ao céu. Então apareceu aos apóstolos à beira dum lago, abençoou-lhes a pescaria, comeu com eles e depois disse a São Pedro, que primeiro se chamava Simão: "Simão, filho de João, tu me amas?" São Pedro respondeu: "Senhor, vós sabeis que eu vos amo". E Jesus disse: "Sê o pastor dos meus cordeiros, e das minhas ovelhas". E isto Jesus repetiu por três vezes.
   Todos os fiéis, também os apóstolos, são ovelhas do Senhor. Jesus fez São Pedro pastor de todas as ovelhas, também os apóstolos deviam obedecer a São Pedro. Nosso Senhor fez São Pedro chefe da Igreja. O chefe da Igreja chama-se Papa. Jesus fez São Pedro Papa.
   São Pedro morreu crucificado de cabeça para baixo. Mas São Lino foi posto no seu lugar, isto é, São Lino foi o primeiro sucessor de São Pedro. São Lino foi o segundo papa. São Lino também foi morto pelos pagãos. Depois da morte de São Lino, foi Papa São Anacleto, depois São Clemente, e assim por diante, até ao Papa que agora vive em Roma (Francisco). O Papa é o sucessor de São Pedro, chefe da Igreja.
   Dizemos que o Papa é o chefe visível da Igreja. "Visível" quer dizer que se pode ver. Agora compreendemos que é a mesma coisa, se Jesus manda alguma coisa e se a Igreja (isto é: o Papa com os Bispos) manda alguma coisa. Jesus fez São Pedro Papa.
   Numa família o pai sai para uma viagem e diz aos filhos: Meus filhos, vosso irmão mais velho fica aqui e governará em meu nome. Deveis obedecer-lhe. Quem lhe obedece, é a mim que obedece. Quem o despreza é a mim que despreza. Assim dizendo, o pai vai-se embora. Agora um dos filhos, o João, não quer fazer o que o irmão mais velho manda. A quem despreza o João? João despreza o pai; pois é por ordem do pai que o irmão mais velho governa.
   Assim é a Igreja. O chefe da Igreja é Jesus Cristo. Como aquele pai saiu de casa, assim Jesus saiu da terra e subiu ao céu e nos deixou o Papa e os Bispos para governar em seu nome. Quem obedece os Bispos e o Papa, obedece a Jesus, Quem despreza os Bispos e o Papa despreza a Jesus Cristo. Jesus mesmo o disse.
   O Papa e os Bispos mandaram comungar pelo menos uma vez por ano. Quem não quer comungar uma vez por ano despreza a Jesus Cristo.
   Os Bispos e o Papa mandam jejuar e abster-se de carne em certos dias. Quem naqueles dias come carne ou não jejua não tendo dispensa, despreza a Jesus Cristo. Jesus disse: "Quem não obedece à Igreja seja considerado pagão". Quem não obedece à Igreja não deve chamar-se católico, pois Jesus disse que há de ser considerado como pagão.


   EXEMPLO
   Átila era rei dos hunos. Ele veio da África com seu povo selvagem e passou por toda Europa. Venceu todos os que lhe foram ao encontro, sujeitou muitos povos, saqueou muitas cidades e queimou muitas aldeias. Ninguém podia contra ele.
   Átila ouviu dizer que na cidade de Roma havia muitos tesouros, e foi com seu exército a Roma para roubar tudo e queimar a cidade. O povo de roma estava com muito medo deste rei terrível, e pediu ao Papa que lhes valesse.
   O Papa, como já vimos, mora em Roma. O Papa saiu da cidade e foi ao encontro do rei Átila. O Papa encontrou-se com o exército  e mandou ao rei que voltasse dali e não entrasse em Roma. O rei ficou com muito medo e mandou logo o exército voltar.
   Um amigo do rei lhe disse: "Mas como é possível?! Vossa Majestade não teve medo de reis poderosos que vinham com grandes exércitos; e agora tem medo desse velho?!" Átila respondeu: "Não tinha medo daquele velho, mas sim do homem que estava a seu lado". O rei tinha visto São Pedro que, todo armado, estava ao lado do Papa.
   O Papa é o sucessor de São Pedro e por isso e chefe visível da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário