SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

terça-feira, 24 de maio de 2016

O PECADO - II - 35ª LIÇÃO

- QUE É O PECADO MORTAL?
- É UMA DESOBEDIÊNCIA GRAVE À LEI DE DEUS E DA IGREJA.

  Um pecado é mortal quando se trata de coisa grave e bem sabemos que é pecado. Coisa grave é por exemplo: renegar; ter ódio a Deus; jurar falso; faltar à missa no domingo; trabalhar na roça em dia santo de guarda durante três ou quatro horas; chamar um nome de desprezo ao pai ou mãe; matar; ter ódio ao próximo; fazer coisas desonestas; roubar por exemplo  30   reais ou até menos, porque isto depende da pobreza daquele a quem se furta; (quem furta coisa de muito pouco valor também peca, mas não mortalmente. Mas por nada deste mundo se pode cometer um pecado venial.; pois é, depois do pecado mortal, o maior mal deste mundo); levantar falso testemunho, que muito desonre o próximo ou o faça sofrer muito. Todos estes pecados são pecados mortais, porque são coisas graves. Quando é coisa leve, o pecado não é mortal mas é venial. Não devemos pensar que o pecado venial não faça mal, por ser coisa pequena. Quem não se importa de cometer pecado venial, há de cair também em pecado mortal. Até  pensará que muitas coisas são só pecados veniais, quando já são mortais. O pecado venial não nos faz inimigos de Deus e de Jesus Cristo. Mas também o pecado venial ofende a Deus e nos faz menos amigos de Jesus. O pecado venial merece um grande castigo aqui na terra ou no purgatório. O pecado venial é o caminho mais reto para o pecado mortal. 
   Mesmo quando se trata de coisa grave, o pecado não é mortal, quando não sabemos bem que aquilo é pecado e que é coisa grave. Deus nos trata como gente que tem inteligência. Deus nos faz conhecer as suas ordens para as fazermos de livre vontade. Se, portanto, não sabemos o que Deus quer de nós, não pecamos, se deixarmos de fazê-lo. Se num lugar onde quase nunca houve prática ou ensino, alguém falta à missa no domingo, por não saber que é grande pecado, esta pessoa não comete pecado mortal. Noé foi o primeiro homem que fez vinho e, como não conhecia a força do vinho, ficou embriagado. Isto não foi pecado mortal, porque Noé não sabia que o vinho embriagava. Noé não sabia que aquilo era pecado.
   O pecado consiste na livre má vontade com que alguém consente no mal e não quer obedecer a Deus. Mas quem não sabe que Deus proibiu alguma coisa, não tem aquela livre má vontade de desobedecer. Se, porém, por sua própria culpa, não sabe que alguma coisa é pecado mortal, não está desculpado. Por exemplo, o padre disse muitas vezes no catecismo que é pecado mortal faltar à Missa no domingo. Ora, Pancrácio não quer ir ao catecismo e, por isso, não sabe que é pecado mortal faltar à Missa no domingo, Pancrácio não está desculpado, porque não sabe por sua culpa. Podia saber, e não sabe, porque não quis. 
   Se os pais não mandam seus filhos ao catecismo, os pais cometem pecado mortal. Se o pai dum menino sempre o manda ao catecismo, e se este menino nunca , ou poucas vezes vai, este menino comete dois pecados mortais: um porque desobedece a seus pais em coisa grave, e outro porque não aprende a lei de Deus. 

EXEMPLO
   A rainha Branca disse a seu filho Luís: "Bem sabes, meu filho, que te amo mais que a mim mesma! Mas preferia ver-te morto a ver-te em pecado mortal". 
   Luís que foi rei de França, compreendeu as palavras de sua santa mãe, tornou-se um grande santo. Um dia, perguntou ele a um senhor da sua corte: "Querias ser leproso ou cometer um pecado mortal?" O homem respondeu: "Queria antes cometer trinta pecados mortais do que ser leproso". Então o rei disse: "És muito ignorante! Bem vejo que não compreendes o que é ofender a Deus".

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário