SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

OS MANDAMENTOS - 36ª LIÇÃO

- COMO SE CONHECE A LEI DE DEUS?
- PELOS MANDAMENTOS.

- QUANTOS SÃO OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS?
- SÃO DEZ:
                              1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
                              2º -  Não tomar Seu Santo Nome em vão.
                              3º - Guardar domingos e festas.
                              4º - Honrar pai e mãe.
                              5º - Não matar.
                              6º - Não pecar contra a castidade.
                              7º - Não furtar.
                              8º - Não levantar falso testemunho.
                              9º - Não desejar a mulher do próximo.
                             10º - Não cobiçar as coisas alheias.

  



Vimos que o pecado é uma desobediência à lei de Deus. Conhecemos a lei de Deus pelos mandamentos. Eles foram dados por Deus a Moisés, no Monte Sinai, escritos em duas tábuas de pedra. Os homens já têm  no coração a lei natural, pela qual sabem que devem fazer o bem e evitar o mal. Mas Deus quis dar explicitamente os mandamentos para não haver dúvidas.
  Os três primeiros mandamentos declaram os nossos deveres para com Deus. Os outros sete declaram os nossos deveres para com o próximo e para com nós mesmos.
   Observar os mandamentos é condição para a nossa salvação. No Evangelho lemos a passagem do jovem rico que perguntou a Jesus: "Bom Mestre, que devo fazer de bom para alcançar a vida eterna?" Jesus respondeu:"Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos".

                        EXEMPLO
Os dez mandamentos provêm todos de Deus. Escutem este caso:
   Certo operário católico não queria trabalhar nos domingos, conforme a lei de Deus. Mas o patrão, que era ateu, queria obrigá-lo, dizendo: "Isto de santificar o domingo e dias santos é pura invenção dos padres". Disse-lhe então o operário: "O sr. acha que é assim? Então se o terceiro mandamento é invenção dos padres, também o são: o quinto (não matar) e o sétimo (não furtar). E fique o sr. sabendo que muitas vezes eu poderia ter-lhe roubado; o sr. nunca ficaria sabendo; mas não o fiz porque o sétimo mandamento me proíbe. Mas como este mandamento é invenção dos padres, já sei o que fazer no futuro..." O ateu ficou confuso. Depois, batendo amigavelmente nos ombros do seu fiel operário lhe disse: "Você tem razão. Continue a observar todos os mandamentos, inclusive o terceiro que não o incomodarei mais".

QUANTOS SÃO OS MANDAMENTOS DA IGREJA?
- SÃO CINCO:
     1º - Participar da Missa aos domingos e festas de guarda e permanecer livres de trabalhos e de atividades que poderiam impedir a santificação desses dias.
     2º - Confessar os próprios pecados pelo menos uma vez ao ano.
     3º - Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos na Páscoa.
     4º - Abster-se de comer carne e observar os jejuns nos dias estabelecidos pela Igreja.
     5º - Suprir as necessidades materiais da própria Igreja, segundo as próprias possibilidades.
  
   Além dos mandamentos da lei de Deus, devemos observar os mandamentos da Igreja. Quem deu à Igreja o poder de fazer mandamentos foi Jesus Cristo. Jesus disse aos apóstolos: "Tudo o que ligares sobre a terra será ligado também no céu;  e tudo o que desligares sobre a terra, será também desligado no céu. Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza".
   Os mandamentos da Igreja são preceitos por ela estabelecidos para nos ajudar a cumprir direito os nossos deveres. Na Igreja podem fazer leis o Papa e os Bispos, legítimos sucessores dos apóstolos, a quem Jesus disse: "Quem vos ouve, a mim ouve", quem vos despreza a mim despreza".

EXEMPLO
   Um menino que tinha acabado de fazer a primeira comunhão foi convidado a jantar com um amiguinho da família. Mas era dia de abstinência e só havia carne sobre a mesa. O convidado recusou-se a servir-se de carne. E como lhe observassem que não devia dar tanta importância às leis da Igreja, visto serem feitas pelos homens, respondeu: "Sim, são feitas pelos homens, mas por homens a quem Jesus Cristo disse: "Quem vos ouve, a mim ouve". Belo exemplo!
   (Este fato se deu há muito tempo, porque hoje os Bispos têm a faculdade de trocar esta penitência por outra obra boa. Se todos fazem ou não, só Deus sabe! Cada qual tem que se examinar diante de Deus. Uma coisa é certa,  esta palavra de JESUS: "Se não fizerdes penitência, todos perecereis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário