SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 24 de maio de 2015

TOTAL FIDELIDADE AO DIVINO ESPÍRITO SANTO




 A terrível censura que Santo Estêvão fez aos judeus foi justamente esta: "Vocês vivem resistindo ao Divino Espírito Santo".

   Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Santa Margarida Maria sobre o perigo de quem lhe é infiel: "Tem cuidado em não deixar apagar a lâmpada (do coração), porque, se chegar a apagar-se, não mais terás fogo para a tornar a acender".

   É claro, nada de temores infundados, mas também nada de presunção. Não se deve brincar com a graça de Deus. Ela passa, e se é verdade que muitas vezes volta, nem sempre acontece assim. Se volta, e supondo que é semelhante à que foi oferecida da primeira vez, encontra já um coração enfraquecido pela tibieza e portanto menos apto para corresponder. 

   Caríssimos, uma graça desaproveitada, uma inspiração desprezada há de servir-nos de testemunho inquietador no dia do Juízo. Nosso Senhor não disse que daremos contas a Ele até de uma palavra ociosa?! Examinando a vida dos Santos constatamos que eles tremiam pensando no mal causado pela infidelidade às inspirações divinas. 

   "Eu vi, escreve Santa Teresa d'Ávila, pessoas muito elevadas cair nos laços do inimigo. Todo o inferno se liga contra elas: os demônios sabem que estas almas não se perdem sós; mas que um grande número de outras as seguem. Quantas vezes uma só alma basta para converter uma multidão".

  Ouçamos agora, Santa Ângela de Foligno: "Um dia eu estava em oração: ... e ouvi: ... Os que têm o Senhor por iluminador veem o seu caminho particular numa luz interior e espiritual. Mas alguns cerram os ouvidos com medo de ouvir, e os olhos com medo de ver. Não querendo escutar a palavra d'Aquele que lhes fala à alma, ainda que sentem por um lado o sabor divino, afastam-se, não obstante a voz interior, e seguem o caminho comum. Estes são amaldiçoados por Deus todo poderoso. Ouvi estas palavras, não uma vez só, mas mil vezes. Assaltada de uma tentação violenta, tomei este ensinamento por uma ilusão. Pois como é possível, dizia eu, que Deus esclareça uma alma com as suas luzes e a encha de seus dons, e porque segue por um caminho ordinário a amaldiçoe? Esta palavra pareceu-me terrível demais. E com horror recusei ainda mesmo escutar só a voz que falava.

   "Então, continua Santa Ângela, por comprazer com minha fraqueza, foi-me oferecido um exemplo caseiro: Um pai quer fazer de seu filho um sábio. Multiplica despesas, chama professores eminentes... Resultado: terminada a educação, o filho, sem gratidão como sem inteligência, mete-se na oficina de um artista vulgar. 

   "O filho, explica a Santa, é a alma que, esclarecida primeiro pela pregação e pela Escritura, é admitida no santuário onde retine a palavra de Deus; descobre na luz espiritual, como deve seguir pelo caminho de Cristo. Sente um toque interior, Deus, que o tinha primeiro confiado aos homens e aos livros, intervém diretamente, e mostra-lhe a luz que só Ele pode mostrar. Dá-lhe a ciência do alto, para que aquele que viu tão claramente o seu caminho se torne luz dos outros homens.

   "Mas se este predileto despreza o dom de Deus, se se encrosta, se se espessa, se repele esta luz, dá-lhe a sua maldição.

   "Recebi ordem de escrever estas palavras e mostrá-las ao Padre que me confessava, porque lhe dizem pessoalmente respeito". (Livro das Visões e Revelações). 

   Caríssimos, poderíamos dar mais exemplos. Mas meditemos estes e fortificados por eles, procuremos não forçar Deus a corrigir a sua obra e vivamos a nossa história divina tal qual Ele a concebeu. 

   Terminemos com uma citação do Cardeal Manning: "Nós não correspondemos senão a uma vintena de graças que nos vêm às centenas; ou antes, apenas contamos vinte, e só a uma correspondemos".

   Caríssimos, tomemos a resolução de, para o futuro, tomarmos todo cuidado para sermos inteiramente dóceis à inspirações do Divino Espírito Santo, Doce Hóspede e Santificador de nossas almas. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário