SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

"IGREJA POPULAR

Extraído do "L'Osservatore Romano", 7- 8. 1982: Palavras do então Papa João Paulo II.


"Não ignoro que a tal denominação - sinônimo de 'Igreja que nasce do povo' - se pode atribuir uma significação aceitável. Com ela se pretenderia indicar que a Igreja surge quando uma comunidade de pessoas - especialmente de pessoas dispostas, por sua pequenez, humildade e pobreza, à aventura cristã - se abre à Boa Nova de Jesus Cristo e começa a vivê-la em comunidade de fé, de amor, de esperança, de oração, de celebração e de participação nos mistérios cristãos, especialmente na Eucaristia.
"Sabeis, porém, que o documento final da III Conferência do Episcopado Latino-Americano em Puebra declarou "pouco feliz" este nome de "Igreja Popular". E fez depois de maduro estudo e reflexão entre Bispos de todo o Continente, consciente que estava de que tal nome encobre, em geral, outra realidade. 
'Igreja Popular', em sua acepção mais comum, visível nos escritos de certa corrente teológica, significa uma Igreja que nasce muito mais de supostos valores de uma camada da população do que da livre e gratuita iniciativa de Deus. Significa uma Igreja que se esgota na autonomia das chamadas bases, sem referência aos legítimos Pastores ou Mestres; ou, ao menos, sobrepondo os 'direitos' das primeiras à autoridade e aos carismas que a fé faz perceber nos segundos. Significa - já que no termo povo se dá facilmente em conteúdo assinaladamente sociológico e político - a Igreja encarnada nas organizações populares, marcada por ideologias, postas ao serviço de sua reivindicações, de seus programas e grupos considerados como não pertencentes ao povo. É fácil perceber - e o nota explicitamente o documento de Puebla - que o conceito de 'Igreja Popular' dificilmente escapa à infiltração de conotações fortemente ideológicas, na linha de uma certa radicalização política, da luta de classes, da aceitação da violência para a consecução de determinados fins etc.
"Quando eu mesmo, em meu discurso de inauguração da Assembleia de Puebla, fiz sérias reservas a respeito da denominação 'Igreja Popular' oposta à Igreja presidida pelos legítimos Pastores é - do ponto de vista do ensinamento do Senhor e dos Apóstolos no Novo Testamento, bem como do ensinamento antigo e recente do Magistério solene da Igreja - um grave desvio da vontade e do plano de salvação de Jesus Cristo. É, ademais, um início de abertura e uma trinca e ruptura daquela unidade que Ele deixou como sinal característico da mesma Igreja, e que Ele quis confiar precisamente aos que 'o Espírito Santo estabeleceu para governar a Igreja de Deus' (Heb. XX, 20)".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário