SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 22 de dezembro de 2019

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO - Explicação do Evangelho

Homilia dominical com explicação do Santo Evangelho da Missa do 4º Domingo do Advento.

Leituras: Primeira Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios, 4, 1-5.
                Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas, 3, 1-6:
  
  "No décimo quinto ano do império de Tibério César, governando Pôncio Pilatos a Judeia, sendo Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca de Itureia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilínia, sendo Anás e Caifás príncipes dos sacerdotes, foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João, filho de Zacarias. E veio por toda a região do Jordão, pregando o batismo da penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e todo monte e colina serão abaixados: os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos e os ásperos, planos; e todo o homem verá o Salvador enviado por Deus". 

Caríssimos e amados irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo!

   Com a graça de Deus, vamos meditar nesta passagem do Santo Evangelho de hoje: "Foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João".  Estas palavras significam que São João recebeu positivamente de Deus, por inspiração ou pelo ministério dum Anjo, a ordem de anunciar o advento do Messias, e de Lhe preparar os caminhos, pregando a penitência. A vocação do Precursor era portanto autêntica e divina. São Paulo, falando da vocação ao sacerdócio, diz que ninguém pode assumir esta honra se não for chamado por Deus como Aarão (Cf. Heb. V, 4). Em Jeremias XIII, 16 e segs. e em Ezequiel XIII, Deus queixa-se em termos severos dos pregadores sem missão, que ousam, por sua própria e ilegítima autoridade, assumir o ministério da palavra.
Zona tradicional do ministério de S. João Batista, segundo
os Gregos Ortodoxos, que visitam o local uma vez por ano.
Na íngreme margem, no alto, construíram o Mosteiro
de São Jerônimo (foto abaixo). 
  João Batista se tinha retirado para o deserto desde tenra idade. Ali se preparou para a missão divina com uma vida de recolhimento, de penitência, de oração e intimidade com Deus.

   Na verdade, exige-se uma vocação especial para ser sacerdote ou religioso(a). Não seguir a vocação a que Deus nos destina, escolher por capricho, presunção ou leviandade, um ou outro estado de vida diferente daquele a que Deus nos destina, é uma desordem. Fora da vocação nada sucede bem; fora da vocação não há perfeição, não há felicidade. É como um peixe fora d'água. O Profeta Jonas, em vez de embarcar para Nínive, como Deus tinha mandado, foi para Tarso. O que aconteceu? ...
   É, pois, necessário examinar a que estado Deus nos chama, conhecer qual a vontade de Deus a nosso respeito. Vai nisso a nossa felicidade neste mundo e no outro. No entanto, com que ligeireza muitos escolhem tal ou qual estado e se lançam nele!

Mosteiro de São Jerônimo, mantido pelos Gregos
Ortodoxos. Construção do período bizantino.
   É outrossim necessário dispor-se a ouvir o chamamento divino. A exemplo de São João Batista é mister passar uma vida de recolhimento, de oração, de penitência e de trabalho para se conhecer a vontade de Deus e ouvir com presteza e docilidade a Sua voz. O retiro é necessário porque Deus não está na agitação. A oração é indispensável porque conhecer a vontade de Deus é uma graça e é necessário pedi-la durante muito tempo.
   É preciso acrescentar uma vida de trabalho e penitência, evitando toda ociosidade. É preciso mortificar a carne. A ociosidade e a carne tornam a alma surda à voz de Deus. Quem se deixa escravizar pelas suas paixões nunca vai ouvir a voz de Deus.

   Mas como faz Deus conhecer a sua vontade atinente à vocação? Comumente Deus não chama miraculosamente como fez, por exemplo com São Paulo. Mas com certeza cumpre a sua promessa ajudando com as suas luzes todos aqueles que têm boa vontade e Lhe pedem. Mostrar-lhe-á o caminho a seguir, quer despertando neles uma inclinação interior e forte, dando-lhes aptidões especiais para tal ou tal estado, quer por meio de um confessor e diretor espiritual sábio e esclarecido, que fala em nome de Deus, ou ainda suscitando tal ou tal acontecimento inesperado que decide da vocação e do futuro duma pessoa. Deus conduz os justos por um caminho admirável.

   É também necessário ouvir a voz de Deus com coragem, prontidão e fidelidade. Corajosamente, isto é, custe o que custar. E quando se trata de seguir a vocação sacerdotal ou religiosa sempre aparecem obstáculos, às vezes até dos familiares, que neste caso são os nossos maiores inimigos.
    É preciso seguir o chamado de Deus, prontamente, isto é, sem demora. Toda a demora é uma espécie de resistência à vontade de Deus, que priva a vontade da sua graça e a enfraquece. A um rapaz que Jesus convida a que o siga, e que pede tempo até sepultar seu pai, Jesus responde: "Deixe que os mortos sepultem os mortos, tu, porém, vem e anuncia a reino de Deus".
    Por último, é preciso seguir a Jesus com fidelidade, isto é, é necessário ser muito exato no cumprimento de todos os deveres da sua vocação.
    Meus caríssimos irmãos, vede a vossa vocação. Que cada um se esforce, quanto possível, por conhecer a sua vocação e ser-lhe fiel. Livrem-se os pais de violentar seus filhos em assunto de tanta importância e de lhes impor a sua vontade com manifesto prejuízo da de Deus. Recordem-se que a fidelidade em seguir a vontade de Deus na escolha dum estado de vida é um penhor de bênçãos divinas e de salvação. Amém!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário