SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 25 de setembro de 2016

O "HOMEM VELHO" e o "HOMEM NOVO"



"Homem velho" e "homem novo" são expressões empregadas por São Paulo na Epístola aos Efésios. No capítulo IV, 17-19 o Apóstolo mostra os sinais inconfundíveis do "homem velho": "Isto, pois, digo e vos rogo no Senhor: que não andeis mais como os pagãos que andam na vaidade dos seus pensamentos, os quais têm o entendimento obscurecido, (e estão)afastados da vida de Deus pela ignorância que há neles, por causa da cegueira do seu coração, os quais, desesperados se entregaram à dissolução, à prática de toda a impureza, à avareza". Aí, caríssimos, está retratado o "homem velho". O Apóstolo dos Gentios exorta os fiéis convertidos a se afastarem da vida pecaminosa que antes levavam. Cada uma destas expressões sintetiza muita coisa! "Viver como pagãos" significa guiar-se por uma consciência falsa e enganadora que, pervertendo até o senso moral e religioso, não permite ao homem distinguir entre o bem e o mal, entre o falsos deuses e o verdadeiro Deus. Daí o crime é legalizado, as paixões são alforriadas de todas as leis, o vício é exaltado, até o pecado chega a ser louvado. E não menor é o descalabro religioso: onde todos os falsos deuses são reconhecidos, não há lugar  para o Deus único e verdadeiro. A causa de todas as maldades dos pagãos é justamente a rejeição do verdadeiro Deus. Através das criaturas deveriam chegar ao Criador; e, no entanto, adoram as criaturas. Tudo é deus, menos o verdadeiro Deus. E assim, surdos à voz da graça que os chamava à conversão, preferiram o erro à verdade. Alheios a todas as esperanças da eternidade, atiraram-se a toda sorte de imoralidade, chafurdando no lodo da desonestidade e, pela avareza, deleitaram-se nos efêmeros bens deste mundo. Este é o "HOMEM VELHO".

Mas antes de passar a explicar o lado antagônico a este, ou seja, o "HOMEM NOVO", quero responder a uma possível objeção: Jesus já veio ao mundo, não estamos mais no tempo do Paganismo. Devemos responder e com grande tristeza que o paganismo antigo revive hoje no materialismo dos nossos dias, e com a agravante justamente de termos diante dos olhos pelos Santos Evangelhos, pela pregação dos Apóstolos e da Tradição bimilenar, o protótipo de toda virtude, o 'HOMEM NOVO" por antonomásia, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí o pecado dos pagãos modernos é maior. Mais urgentes outrossim, são as exortações do Apóstolo. Quem não vê que às leis da moral evangélica os homens tentam substituir as leis arbitrárias de uma moral independente e situacionista; e as consciências, afastando-se do caminho reto, perderam a verdadeira noção do justo e do injusto, do licito e do ilícito. O Cristianismo Autêntico foi relegado entre as velharias, a Igreja de Sempre desprezada e até perseguida, odiada em suas leis e no seu dogma. A adoração de Deus sucedeu a adoração do homem. "Não podemos fechar os olhos, - dizia Pio XII, no Natal de 1941, -"ante a triste visão da descristianização progressiva individual e social... Uma anemia religiosa feriu muitos povos... e produziu nas almas tal vácuo que nenhum simulacro de religião nem mitologia nacional ou internacional podia enchê-lo. Com palavras e com fatos e com providências governativas, que outra coisa se tem sabido fazer, há decênios, senão arrancar dos corações dos homens, desde a puerícia até a velhice, a fé em Deus Criador e Pai de todos, Remunerador do bem e Vingador do mal, desnaturando a educação e a instrução, combatendo e oprimindo com a difusão da palavra e da imprensa, com o abuso da ciência e do poder,  a religião e a Igreja de Cristo? (...) "Precipitado o espírito no abismo moral, por se ter afastado de Deus e da prática cristã, que restava, senão que os pensamentos, os propósitos, os cuidados, a estima das coisas, a ação e o trabalho dos homens se voltassem e olhassem só para o mundo material?".  E podemos fechar os olhos hoje e dizer que tudo vai muito bem?! Daremos severas contas a Deus se o fizermos, e não estivermos dispostos a lutar contra esta descristianização hodierna quase total.


Que é o "HOMEM NOVO"? São Paulo resume toda a magnificência do "homem novo" nesta profundíssima expressão "foi criado, segundo Deus, na justiça e na santidade da verdade". "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" diz Deus ao criar o homem. "Eleva-te minha alma - diz Bossuet - acima dos céus e dos espíritos celestiais. Nestas palavras o teu Deus vem ensinar-te que, dando-te a vida não olhou para outro modelo que não a si mesmo. Não quer Ele assemelhar-te nem aos céus, nem aos astros, nem ao sol, nem mesmo aos anjos, ou arcanjos ou, ainda, aos próprios Serafins. "Façamos - Ele diz - o homem à nossa imagem" e para melhor clareza acrescenta: "à nossa semelhança" a fim de que nesta perfeita criatura apareçam, tanto quanto for possível à sua condição, os nossos mesmos traços"... (Elevações). Por isso o "homem novo" tem anseios divinos. Não lhe bastam os conhecimentos humanos; eleva-se qual águia ao conhecimento do seu Criador. O "homem novo" não fica satisfeito com a felicidade temporária. Volta-se para a eternidade e aspira a própria felicidade de Deus. A vida do "homem novo" é Jesus. Ele é o bom odor de Jesus Cristo. Se, de um lado, vimos toda a ignomínia do "homem velho", vimos, por outro,  toda dignidade do "homem novo". Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário