SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 25 de junho de 2017

EPÍSTOLA DO 3º DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES


1 Pedro, V, 6-11

Vejamos primeiramente um sentido geral: Devemos humilhar-nos e aceitar com paciência da mão de Deus todas as tribulações e calamidades, afim de que no dia do juízo Jesus nos eleve à eterna glória. Em Nosso Pai do Céu devemos depositar todas a nossas preocupações e inquietações, porque Ele é que tem cuidado de nós. Devemos ser mortificados, sóbrios e vigilantes, porque o demônio, que é nosso adversário, anda em redor de nós, como leão rugidor em busca de sua presa, que é nossa alma. Devemos resistir-lhe com as armas que a fé nos oferece. Nem tampouco devemos ficar admirados por causa das perseguições e não esqueçamos que o mesmo acontece com todo mundo, já que o mundanos odeiam aqueles que são de Jesus Cristo. Mas tenhamos confiança! Jesus venceu o mundo. Deus, autor e doador de todas as graças, que nos chamou por meio de Cristo à glória eterna, ao ver a nossa boa vontade em meio aos sofrimentos, suprirá ao que falta à nossa fraqueza. Ele nos dá a força e a energia. A Deus, pois, toda glória para sempre!

Vejamos agora detalhadamente: "Humilhai-vos, pois, sob a mão poderosa de Deus, para que Ele vos exalte no tempo da sua visita; descarregando sobre Ele toda a vossa solicitude, porque Ele tem cuidado de vós". Deus quer que nos humilhemos, confessando sinceramente que tudo o que estamos sofrendo bem o merecemos e nos convém. Assim devemos nos humilhar com profunda reverência diante das disposições do nosso Pai do Céu que nos poderia enviar sofrimentos muito maiores, com sua mão todo poderosa. Isto Deus faz quando o homem se eleva no seu orgulho: "Deus resiste aos soberbos".  Mas, se nós nos humilhamos, Deus nos dá a sua graça, e, então, tudo podemos com a força que Ele nos dá.
No dia soleníssimo do Juízo Universal os servos fiéis e humildes de Deus, ou seja, aqueles que nunca tentaram diminuir a glória de Deus mas O glorificaram, serão exaltados. Portanto, devemos outrossim, inclinar a cabeça com humildade, diante das contrariedades comuns da vida.

Devemos para isso, ter uma confiança ilimitada em Deus, Nosso Senhor e Pai. São Pedro faz questão de frisar: "Deus tem cuidado de nós". Quer isto dizer que Ele nos assiste como Pai, ou melhor como mãe: "Pode uma mulher esquecer o seu filho? Mas, mesmo que alguma mãe se esqueça do fruto de suas entranhas, eu nunca me esquecerei de vós" ( cf. Isaías 49, 15). Caríssimos, nunca poderemos imaginar perfeitamente e com exatidão, o que o Senhor e Pai do Céu pensa e dispõe a nosso respeito! !Ele tem cuidado de nós".

São Pedro lembra, porém, que, se Deus é Pai que olha por nós, o demônio é nosso adversário que está em torno de nós procurando perder nossa alma: "Sede sóbrios e vigiai, porque o demônio, vosso adversário, como leão rugidor, dá voltas ao redor, procurando quem devorar: resisti-lhe fortes na fé".

Na luta contra o demônio a primeira arma a ser usada é a mortificação: "Sede sóbrios". A sobriedade é que vai nos ajudar a usar bem a segunda arma, isto é, a vigilância: "Vigiai". A vigilância e muitíssimo necessária. O diabo, que está sempre contra nós, é como um leão: é feroz, robusto, resoluto, soberbo e, além do mais, é como um leão que ruge de fome. Tem fome insaciável de almas, e sempre as persegue para fazê-las suas presas. É bem verdade, que o demônio é um leão amarrado numa corrente. Daí devemos estar atentos para não nos aproximarmos dele. Mortificando-nos, vigiando e rezando, ouviremos os rugidos do diabo, mas, perto de Nosso Pai do Céu podemos estar tranquilos.


"Dá voltas, procurando nos devorar". Nossa vigilância deve ser contínua e em toda parte. Podemos encontrar este leão faminto em toda parte, até na igreja, até na hora da oração. E ele procura nos atacar pelo nosso lado mais fraco. Procura tirar proveito do nosso defeito dominante. O que nos consola é que o demônio é um leão que só poderá o quanto nós permitirmos, porque São Pedro diz que podermos resistir a ele: "Resisti a ele, fortes na fé". São Tiago também diz: "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (S. Tiago IV, 7). Nas tentações devemos recorrer a Deus com fé inabalável e nesta fé Deus nos dará coragem, pois, o demônio pode rugir quanto quiser, pode mostrar-se feroz, mas não pode nada, se nós, fortes na fé, lhe soubermos dizer: "afasta-te, satanás! Estou com Jesus e sob o manto de sua Mãe Santíssima! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário