SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

domingo, 2 de julho de 2017

O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO

   Os Sacrifícios da Lei Antiga eram imperfeitos. Não podiam satisfazer plenamente a Majestade Divina ultrajada. Pois a ofensa feita a Deus pelo pecado era, sob certo aspecto, infinita; e, para satisfazer por ela exigia-se uma vítima de merecimento infinito.
   Além disso, ao passar dos séculos, os sacrifícios oferecidos pelos judeus perderam o seu valor. Eram ritos externos apenas, aos quais não correspondiam sentimentos internos de adoração, de penitência, de amor. Não agradavam mais a Deus.
   Era necessário um sacerdote santo, justo, digno de seu papel e agradável a Deus; era preciso uma vítima pura, imaculada, cujo sacrifício aplacasse a Divindade ofendida.
   Logo no momento da queda de Adão, compreendendo a Sua infinita Sabedoria que jamais pelas próprias forças poderia o homem reconciliar-se, DEUS PROMETE A REDENÇÃO.
   Para executar este maravilhoso plano de sua Misericórdia e Bondade, a SEGUNDA PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE -  o FILHO ETERNO DO PAI CELESTE, vem ao mundo, toma uma natureza humana, formada no puríssimo seio de Maria Santíssima, faz-se HOMEM.
   Ele é Deus - como o Pai e o Espírito Santo, mas desde o primeiro instante da Encarnação, ficou sendo ao mesmo tempo VERDADEIRO HOMEM. Por essa união numa só PESSOA, a Pessoa do Filho, das DUAS NATUREZAS,  a divina e a humana, tornou-se possível ao homem oferecer a Deus um sacrifício aceitável.
   JESUS CRISTO É O ÚNICO SACERDOTE DIGNO E A ÚNICA VÍTIMA DE VALOR INFINITO.
   A finalidade da Redenção era: reparar a desordem causada pelo pecado de nossos primeiros pais, satisfazer a Justiça Divina irritada pela desobediência do homem, reatar a amizade entre o Céu e a terra.
   Semelhante reparação, satisfação e reconciliação realizou Jesus Cristo com o SACRIFÍCIO DA CRUZ - no qual ofereceu-se (oblação) e imolou-se a Si mesmo (imolação), a DEUS, como vítima imaculada, purificando nossas almas com Seu Sangue inocente, a fim de que pudéssemos servir ao Deus vivo.
   Jesus Cristo, com seu sacrifício, satisfez por todos os homens, padecendo e morrendo, como homem, e dando, como Deus, um valor infinito a seus padecimentos.
   Os antigos holocaustos consumia-os o fogo natural, o HOLOCAUSTO DO CALVÁRIO foi devorado pelo incompreensível AMOR DE DEUS.
   "Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho Unigênito" (S. João, 3, 16).
   "Cristo nos amou e se entregou a Si mesmo por nós a Deus, como oferenda de suave odor" (Ef. 5, 2).

   Eis o que é o SACRIFÍCIO DA CRUZ: holocausto, homenagem de adoração sumamente agradável a Deus; sacrifício expiatório, que redime todos os pecados; sacrifício pacífico que agradece perfeitamente a Deus e nos impetra os seus bens: a graça e a vida eterna. Culto perfeito prestado ao Pai Eterno pelo Sumo Sacerdote do Novo Testamento: Nosso Senhor Jesus Cristo.
   Podemos em resumo assinalar quatro excelências do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo: 1º) Na antiga lei, as vítimas eram animais, oferecidos pelos donos; aqui é um Homem, capaz de vontade livre, que se oferece a si mesmo. 2º) A vítima não é apenas homem, senão HOMEM-DEUS. O derramamento de seu sangue revestirá pois infinito valor. 3º) A vontade do Pai determina todas as circunstâncias do Sacrifício perfeito, como anteriormente fixara o ritual dos sacrifícios figurativos. 4º) Jesus é, a um tempo, SACERDOTE E VÍTIMA. Ele mesmo oferece, Ele mesmo é a vítima oferecida.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário