SAUDAÇÕES E BOAS VINDAS

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! PARA SEMPRE SEJA LOUVADO!

Caríssimos e amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo! Sêde BEM-VINDOS!!! Através do CATECISMO, das HOMILIAS DOMINICAIS e dos SERMÕES, este blog, com a graça de Deus, tem por objetivo transmitir a DOUTRINA de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem palavras de vida eterna. Jesus, o Bom Pastor, veio para que Suas ovelhas tenham a vida, e com abundância. Ele é a LUZ: quem O segue não anda nas trevas.

Que Jesus Cristo seja realmente para todos vós: O CAMINHO, A VERDADE, A VIDA, A PAZ E A LUZ! Amém!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CINCO TENTAÇÕES PARA ENGANAR O PECADOR


"O demônio, vosso adversário, anda ao redor, como um leão que ruge, buscando a quem devorar" (1 S. Pedro V, 8).

Como alerta o chefe dos Apóstolos, o demônio anda em redor procurando matar e perder as almas. Sendo o pai da mentira, arma ciladas, sugere enganos. Aos que já estão em suas garras, e para delas não saírem, o adversário inspira cinco coisas: depois me confessarei; não posso resistir à tentação; o Senhor é Deus de misericórdia; já me perdoou tantas vezes no passado, vai perdoar-me ainda; ainda sou jovem e mais tarde entregar-me-ei a Deus. Com a graça de Deus vamos desfazer estas ciladas do inimigo das almas, do nosso adversário que é o demônio.

1º. Mesmo que cometa este pecado, confessá-lo-ei logo.

Caríssimos, o demônio é capaz de sugerir tal temeridade; esta quase zombaria feita à Majestade divina. Pecador assim tentado pelo demônio, dize-me: se tivesses na mão uma formosa e valiosíssima jóia, lançá-la-ias ao rio, dizendo: procurá-la-ei com cuidado, pois espero encontrá-la? Tens realmente em tua mão essa jóia riquíssima de tua alma, que Jesus Cristo resgatou com seu sangue. Voluntariamente a lanças no inferno, pois no ato de pecar cais condenado e dizes que a recobrarás pela confissão. E se não a recobras? Primeiro: para recuperá-la é necessário verdadeiro arrependimento, que é um dom de Deus. E de Deus não se zomba, porque Deus dará o que a pessoa semear. Deus sempre perdoa através da confissão, mas, para quem tem boa vontade e se humilha, Ele dá a graça necessária do arrependimento para a confissão válida. Então Deus pode não te conceder este arrependimento necessário. E aí, quando você chegar ao tribunal de Jesus e vir que sua confissão foi inválida! Não haverá mais jeito! Segunda coisa: E se a morte vier e te arrebatar o tempo para a confissão?! Então, alma amiga, sê vigilante e não vá atrás deste engano do Inimigo!

2º. Não poderei resistir à tentação que se apresenta.

Realmente o demônio procura fazer o pecador acreditar que não tem forças par combater e vencer suas paixões. Pecador assim tentado pelo demônio, preste atenção! "Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados além do que podem as vossas forças, antes fará que tireis ainda vantagem da mesma tentação, para a poderdes suportar" (1 Cor. X, 13). Além disso, se agora não és capaz de resistir, como podes ter esperança de consegui-lo depois, quando o inimigo não cessar de induzir-te a novos pecados e tiver sobre ti muito mais força que antes, enquanto tu serás mais fraco? Se pensas que agora não podes extinguir essa chama, como crês que a apagarás mais tarde, quando ela se desenvolver com mais violência, tornando-se como um incêndio num canavial? O próprio demônio poderá te enganar sibilando na tua consciência: "não te preocupes, o lá de cima te ajudará". Esse auxílio poderoso Deus está to dando agora. Por que, então, não queres valer-te dele para resistir? Esperas, acaso, que Deus multiplique seu auxílio e sua graça a teu favor, quando tiveres avolumado as tuas culpas? E se desejas maior socorro e mais forças, por que é que não os pedes a Deus? Duvidas, talvez, da fidelidade do Senhor, que prometeu conceder tudo o que se Lhe pedir? (S. Mat. VII, 7).Deus  - segundo a palavra do Santo Concílio de Trento  -  não ordena coisas impossíveis. Quer que façamos o que estiver ao nosso alcance com o auxílio atual que nos proporciona; e se este auxílio não for suficiente para resistir, nos exorta a que o impetremos mais, pois, pedindo-Lhe com os devidos requisitos, o concederá certamente." (C. Trento. sessão 6. c. XIII).

3º. Não importa pecar novamente, porque o Senhor é Deus de misericórdia.

Infelizmente sempre foram muitos a se condenarem por este engano do demônio. O Padre Pio viu o inferno e ficou aterrorizado como lá as almas caem como flocos de neve. Hoje podemos dizer sem medo de errar que é bem maior o número dos que se condenam. Diz Santo Afonso que não são poucos os que se condenam por este engano do demônio. Hodiernamente, quando é tão deturpada a noção de misericórdia, certamente o Inimigo das almas encontra mais facilidade em perdê-las sob o pretexto de uma falsa misericórdia divina.  Santo Afonso diz que um sábio autor escreveu que "mais almas envia ao inferno a misericórdia do que a justiça de Deus, porque os pecadores, confiando temerariamente naquela, não deixam de pecar, e se perdem". Isto acontece justamente porque o demônio falseia as consciências a este respeito. Porque, na verdade, quem duvida que o Senhor é Deus de misericórdia? Mas não podemos igualmente ignorar que o Senhor é o Deus de Justiça. Ele usa de misericórdia com aqueles que o temem (Salmo 102, 11-13) que Maria Santíssima lembrou no seu Magnificat. Naqueles, entretanto, que O desprezam e abusam da clemência divina para continuar a ofendê-Lo, tem que resplandecer somente a justiça de Deus. Deus perdoa misericordiosamente o pecador arrependido e que não quer mais pecar, mas, com toda justiça, nunca perdoa  a vontade que o pecador tem de pecar. Aquele que peca, diz Santo Agostinho, pensando que se arrependerá depois de ter pecado, não é penitente, mas zomba de Deus e o menospreza. Ora, o Apóstolo nos adverte de que Deus não consente que zombem d'Ele (Gál. VI, 7).

4º. Mas Deus já foi tão misericordioso para comigo em minha vida passada, espero que o será também no futuro.

A resposta é dada pelo próprio Espírito Santo: "Não digas: eu pequei, e que mal me veio daí? Porque o Altíssimo, ainda que paciente, é justiceiro. Não estejas sem temor da ofensa que te foi perdoada, e não amontoes pecados sobre pecados. E não digas: A misericórdia do Senhor é grande, ele se compadecerá da multidão dos meus pecados. Porque a sua misericórdia e a sua justiça estão perto uma da outra, e ele olha para os pecadores na sua ira. Não tardes em te converter ao Senhor, porque virá de improviso a sua ira, e no dia do castigo te perderá" (Eclesiástico V, 4-9). E São Paulo no mesmo sentido adverte: "Ou desprezaste as riquezas da sua[de Deus] bondade e paciência e longanimidade? Ignoras que a bondade de Deus te convida à penitência?" (Rom. II, 4). Portanto, a misericórdia que Deus já usou deve ser motivo para o pecador se converter de vez e fazer penitência, não só para reparar as penas temporais pelos pecados já perdoados, mas também para se fortalecer juntamente com a oração, para não mais ofender a um Pai tão bondoso.

5º. Ainda sou moço... Deus tem compaixão da mocidade; mais tarde entregar-me-ei a Ele.

É preciso o pecador saber que Deus conta os pecados de cada homem e não os anos. Que o pecador pense bem no seguinte: Se continuas pecando, irás perdendo o remorso da consciência; não pensarás na eternidade nem em tua alma; perderás quase de todo a luz que nos guia; acabarás por perder todo o temor. Com isto podes considerar abatida a cerca que te defendia, para dar lugar ao abandono de Deus. Não sou profeta e, portanto, não me é dado asseverar com certeza que, depois de cometido esse novo pecado, já não haverá par ti perdão de Deus. Contudo, não podes negar que se, depois de tantas graças que o Senhor te concedeu, voltas a ofendê-Lo, é muito fácil que para sempre te percas. "Os que cometem maldades serão exterminados" (Ecli III, 27). "Aquele que semeia pecados, colherá por fim castigos e tormentos" (Gálatas VI, 8).Caríssimos, não é uma tremenda loucura arriscar a eterna salvação por um TALVEZ?

Ó Virgem Maria, Mãe de Deus, recomendai-me a Vosso divino Filho e salvai-me. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário